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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Polyanna de Lima Arruda-
dc.date.accessioned2022-04-06T16:46:56Z-
dc.date.available2022-03-03-
dc.date.available2022-04-06T16:46:56Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22670-
dc.description.abstractIn March 2020 the COVID-19 pandemic was declared. Since then, the main public health strategies to reduce the transmission of this disease have involved restricting the movement of people, which induced social isolation. The aim of this study was to verify the impact of social isolation on mental health, self-medication, as well as on communicative performance in the academic community, at diferente times of the COVID-19 pandemic. This is a longitudinal observational study, the sample was composed of the academic community of higher education institutions in the state of Paraíba. The following instruments were used: Self Report Questionnaire (SRQ), Emotional Regulation Questionnaire (QRE), Communication Competence Self-Assessment Test (TACCOM) and the Quality of Life and Voice questionnaire (QVV). Questionnaires on general health conditions and isolation during the pandemic were also used. Data were statistically analyzed and the significance level considered was 5%. The sample consisted of 466 participants with a mean age of 29.24 years old. It was noted that social isolation can impact mental health and communication during the first few months of confinement. The presence of minor psychiatric disorders was tracked in most of the sample, participants reported feeling depressed, anxious and sad, and the continuity of the pandemic intensified the presence of these symptoms. It was also found that female practiced more self-medication, used more medication to prevent COVID-19, had greater impairment in mental health and were in social isolation more frequently than male. In addition, it was found that the group of students were more likely to have mental disorders, and teachers had better communicative performance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-31T16:40:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PolyannaDeLimaArrudaSilva_Tese.pdf: 1892756 bytes, checksum: cd35ab43e56b89ec96df858134590e35 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIsolamento socialpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectAutomedicaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectSocial isolationpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectSelf-medicationpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.titleO impacto do isolamento social na saúde mental, automedicação e performance comunicativa: um estudo longitudinalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Anna Alice Figueirêdo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8539341671152883pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9783675997678809pt_BR
dc.description.resumoEm março de 2020 foi declarada a pandemia de COVID-19, desde então, as principais estratégias de saúde pública para reduzir a transmissão dessa doença envolviam a restrição de circulação das pessoas que induziam ao isolamento social. O objetivo deste estudo foi verificar o impacto do isolamento social na saúde mental, automedicação, bem como sobre a performance comunicativa na comunidade acadêmica, em diferentes momentos da pandemia de COVID-19. Este é um estudo observacional longitudinal, a amostra foi composta pela comunidade acadêmica das instituições de ensino superior do estado da Paraíba. Foram utilizados os instrumentos: Self Report Questionnaire (SRQ), Questionário de Regulação emocional (QRE), Teste de Autoavaliação da Competência na Comunicação (TACCOM) e o questionário Qualidade de Vida e Voz (QVV). Também foram utilizados questionários sobre condições gerais de saúde e isolamento durante a pandemia. Os dados foram analisados estatisticamente e o nível de significância considerado foi de 5%. A amostra foi composta por 466 participantes com idade média de 29,24 anos. Observou-se que o isolamento social pode impactar na saúde mental e na comunicação durante os primeiros meses de confinamento. Foi rastreada a presença de transtornos psiquiátricos menores na maior parte da amostra, os participantes relataram se sentirem depressivos, ansiosos e tristes e, a continuidade da pandemia intensificou a presença desses sintomas. Verificou-se, ainda, que as mulheres praticavam mais automedicação, utilizavam mais medicamentos para prevenir a COVID-19, possuíam maior comprometimento na saúde mental e estavam em isolamento social com maior frequência do que homens. Além disso, constatou-se que o grupo dos estudantes estavam mais sujeitos a apresentarem transtornos mentais, e os professores apresentaram melhor performance comunicativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

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