Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22686Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Pureza, Jaqueline Mota Estrela | - |
| dc.date.accessioned | 2022-04-06T17:26:55Z | - |
| dc.date.available | 2021-12-10 | - |
| dc.date.available | 2022-04-06T17:26:55Z | - |
| dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22686 | - |
| dc.description.abstract | No Abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2022-04-06T17:26:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMEP10122021.pdf: 378023 bytes, checksum: c07bb521a7402c71cb67c1922b35bd37 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-06T17:26:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMEP10122021.pdf: 378023 bytes, checksum: c07bb521a7402c71cb67c1922b35bd37 (MD5) Previous issue date: 2021-12-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.subject | Linguística textual | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Texto | pt_BR |
| dc.title | Ensino da leitura na educação básica: um olhar sob o viés da linguística textual | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Leonardo Gueiros da | - |
| dc.description.resumo | O trabalho propõe a reflexão sobre o ensino da leitura na educação básica. A pesquisa está fundamentada nas perspectivas da Linguística textual (LT), que direciona para o entendimento de que a língua é “viva” e necessita de interação, rompendo, dessa forma, com a concepção ultrapassada de língua enquanto sistema autônomo fechado. Dessa forma, a Linguística Textual concebe o texto como veículo para a interação entre os sujeitos e unidade que precisa ser construída pelo leitor, que pode fazer variadas leituras. Com isso, o objetivo deste estudo é apresentar, com base na fundamentação teórica de principais autores (KOCH: ELIAS, 2008, 2016; MARCUSCHI, 2008) em Linguística Textual, a superação da leitura como decodificação, como também apresentar algumas contribuições para o ensino da leitura. Para isto, metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa que buscou responder aos objetivos através da revisão bibliográfica. Os resultados apontaram que a LT empreende uma prática docente mais atenta ao ensino da leitura, capaz de formar sujeitos leitores proficientes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JMEP10122021.pdf | 369,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
