Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPureza, Jaqueline Mota Estrela-
dc.date.accessioned2022-04-06T17:26:55Z-
dc.date.available2021-12-10-
dc.date.available2022-04-06T17:26:55Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22686-
dc.description.abstractNo Abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2022-04-06T17:26:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMEP10122021.pdf: 378023 bytes, checksum: c07bb521a7402c71cb67c1922b35bd37 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-06T17:26:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMEP10122021.pdf: 378023 bytes, checksum: c07bb521a7402c71cb67c1922b35bd37 (MD5) Previous issue date: 2021-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLinguística textualpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.titleEnsino da leitura na educação básica: um olhar sob o viés da linguística textualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Leonardo Gueiros da-
dc.description.resumoO trabalho propõe a reflexão sobre o ensino da leitura na educação básica. A pesquisa está fundamentada nas perspectivas da Linguística textual (LT), que direciona para o entendimento de que a língua é “viva” e necessita de interação, rompendo, dessa forma, com a concepção ultrapassada de língua enquanto sistema autônomo fechado. Dessa forma, a Linguística Textual concebe o texto como veículo para a interação entre os sujeitos e unidade que precisa ser construída pelo leitor, que pode fazer variadas leituras. Com isso, o objetivo deste estudo é apresentar, com base na fundamentação teórica de principais autores (KOCH: ELIAS, 2008, 2016; MARCUSCHI, 2008) em Linguística Textual, a superação da leitura como decodificação, como também apresentar algumas contribuições para o ensino da leitura. Para isto, metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa que buscou responder aos objetivos através da revisão bibliográfica. Os resultados apontaram que a LT empreende uma prática docente mais atenta ao ensino da leitura, capaz de formar sujeitos leitores proficientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMEP10122021.pdf369,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons