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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22693
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Stéphanne Karolayne Marinho de Ponte-
dc.date.accessioned2022-04-19T14:42:09Z-
dc.date.available2022-04-19-
dc.date.available2022-04-19T14:42:09Z-
dc.date.issued2022-02-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22693-
dc.description.abstractChemistry as a science has been developing more and more, since the times of alchemy. The degree courses in chemistry were created in Brazil in the 1930s and arrived in Paraíba about three decades later, being offered by the Federal University of Paraíba (UFPB), which had its Pedagogical Project of a course approved in 2006, a document that guides the profile of the graduate and contains the curriculum matrix of the course. As they are important documents for teacher training, this work aims to analyze and compare the PPC's and curricular matrices of the degree courses in chemistry offered by federal universities in the northeast. The results show that there is a discrepancy between the highest and lowest total hours of courses in the universities studied, with a difference of 750h. The number of total mandatory subjects varies from 31 to 49 and the number of pedagogical subjects varies between 7 and 21. The Federal University of Pernambuco reserves 43% of its total workload for pedagogical subjects, while UFMA allocates only 23% . Most of the courses analyzed here are divided into 8 semesters and in their final periods disciplines related to the course conclusion work (TCC) are observed, except at UFRN, which does not have any workload destined for the conclusion work, according to your PPC. Of the 9 analyzed courses, seven have 4 supervised internships in their curricular matrices, the others have 2 internships. The vast majority have these internships starting in the fifth period of the course, while other universities start these internships a little later, as is the case of UFC, which has its first internship starting in the 8th period. It is observed that the profile of graduates in these universities is different, even if the institutions are part of the same region.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-04-19T14:42:09Z No. of bitstreams: 1 SKMPS19042022.pdf: 11834925 bytes, checksum: 3c797657780ebd36ea8eeeb6358a659e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-19T14:42:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SKMPS19042022.pdf: 11834925 bytes, checksum: 3c797657780ebd36ea8eeeb6358a659e (MD5) Previous issue date: 2022-02-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógico de Curso - PPCpt_BR
dc.subjectMatriz curricular - Licenciatura em Químicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleAnálise comparativa dos Projetos Pedagógicos de Cursos e Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura em Química de universidades federais da região Nordestept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Junior, Cláudio Gabriel-
dc.description.resumoA química como ciência vem se desenvolvendo cada dia, desde os tempos da alquimia. Os cursos de licenciatura em química foram criados no Brasil na década de 1930 e chegaram na Paraíba cerca de três décadas depois, sendo ofertado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o qual teve-se o Projeto Pedagógico de curso aprovado em 2006, documento este que norteia o perfil do egresso e contém a matriz curricular do curso. Por serem documentos importantes para a formação docente, este trabalho tem como objetivo analisar e comparar os PPC's e matrizes curriculares dos cursos de licenciaturas em química oferecidos por universidades federais do Nordeste. Os resultados mostram que há uma discrepância entre a maior e menor carga horária total dos cursos nas universidades estudadas, com uma diferença de 750h. A quantidade de disciplinas totais obrigatórias varia de 31 a 49, e o número de disciplinas de cunho pedagógico variam entre 7 e 21. A universidade Federal de Pernambuco reserva 43% de sua carga horária total para disciplinas pedagógicas, enquanto que a UFMA destina apenas 23%. A maioria dos cursos aqui analisados são divididos em 8 semestres e em seus períodos finais são observadas disciplinas referentes ao trabalho de conclusão de curso (TCC), exceto na UFRN, a qual não tem nenhuma carga horária destinada ao trabalho de conclusão, de acordo com o seu PPC. Dos 9 cursos analisados sete possuem 4 estágios supervisionados em suas matrizes curriculares, os demais possuem 2 estágios. A grande maioria tem esses estágios iniciados no quinto período do curso, enquanto em outras universidades iniciam estes estágios um pouco mais tarde, como é o caso da UFC, que tem seu primeiro estágio começando no 8o período. Observa-se que o perfil dos egressos nessas universidades é diferente, mesmo que as instituições façam parte da mesma região.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

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