Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22697
Tipo: Dissertação
Título: Gestão da Informação na coordenação do Programa de Pós-graduação em Matemática e no Departamento de Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Lacerda Junior, Francisco Pires de
Primeiro Orientador: Farias, Maria da Salete Barboza de
Resumo: A Gestão da Informação, enquanto processo de criação e de compartilhamento da informação, tem sido destaque nas organizações públicas e privadas, possibilitando e dinamizando práticas eficientes e inovadoras no cotidiano profissional. Os recentes cortes nos orçamentos das universidades federais vêm induzindo as instituições a recorrer à Gestão da informação como forma de reduzir custos, de auxiliar e de produzir informações de forma rápida e eficaz. Inserindo-se na discussão dessa conjuntura, esta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas da gestão da informação na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática e no Departamento de Matemática - CCEN/UFPB, bem como propor a utilização de ferramentas que possam ser usadas para a melhoria do compartilhamento das ações e das informações nessas unidades. Toma-se como fundamentação teórica autores que discutem a Gestão da Informação nas Organizações, a exemplo de Almeida (2012), Gonçalves (2010) e Terra (2013). Ao discutir sobre Instituições Federais de Ensino Superior, toma-se por base textos de Bowers (2015), Schwartz et al. (2010), dentre outros. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado no Google Forms com professores, técnico-administrativos e discentes dessas unidades. A análise dos dados indicou que as unidades pesquisadas tiveram, nos últimos anos, um pequeno avanço na Gestão da informação, carecendo, entretanto, de inovações e de melhorias na aplicação de ferramentas simples que facilitem informações necessárias à rotina administrativa e acadêmica nas unidades. Nesse sentido, foi produzido um manual contendo ferramentas e práticas que poderão ser usadas para atender as demandas citadas, tais como um sistema de abertura de solicitações nas páginas já existentes, um meio de comunicação síncrono, controle de estoque das unidades, um repositório de documentos entre outras. O conhecimento adquirido nesta pesquisa e estruturado no manual pode ser utilizado em unidades, impactando positivamente na Gestão da Informação da instituição.
Abstract: Information Management as a process of creating and sharing information has been highlighted in public and private organizations, enabling and promoting efficient and innovative practices in professional daily life. The recent cuts in the budgets of federal universities have been inducing institutions to resort to Information Management as a way to reduce costs, to assist and produce information quickly and effectively. This research aims to analyze information management practices in the PPGMAT Coordination and in the Mathematics Department - CCEN/UFPB, as well as to propose the use of tools that can be used to improve the sharing of actions and information in these units. We take as theoretical foundation authors who discuss Information Management in Organizations, such as Almeida (2012), Gonçalves (2010) and Terra (2013); when discussing Federal Institutions of Higher Education - IFES, we took texts from Bowers, 2015, Schwartz, et al. (2010), among others. For data collection, a semi-structured questionnaire was used in google forms with professors, administrative technicians and students of these units. Data analysis indicated that the researched units had, in recent years, a small advance in Information Management, lacking, however, innovations and improvements in the application of a simple tool that facilitates necessary information for the administrative and academic routine in the units. In this sense, a manual was produced containing tools and practices that can be used to meet the aforementioned demands, such as a system for opening requests on existing pages, a synchronous means of communication, stock control of the units, a repository of documents and others. The knowledge acquired in this research and structured in the manual can be used in units, positively impacting the institution's Information Management.
Palavras-chave: Gestão da Informação
Gestão pública
IFES
Information Management
Public management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22697
Data do documento: 25-Fev-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscoPiresDeLacerdaJunior_Dissert.pdf5,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons