Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, James Madison Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2022-04-19T21:02:37Z-
dc.date.available2022-03-11-
dc.date.available2022-04-19T21:02:37Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22715-
dc.description.abstractThe performance evaluation has become a commonplace fact in our lives and in organizations as well. People are, all the time, evaluating each other and the things around them. One of the biggest challenges in people management in the public service is precisely to define the most appropriate form of performance and productivity assessment to be used in each institution to which the civil servants are linked. This research aims to perceive subsidies that can contribute to the definition of a method and more effective ways of measuring performance by competence at the Federal University of Paraiba – UFPB, analyzing the process from the perspective of the main actors involved. The understanding and involvement of these participants are essential factors for carrying out tasks with quality, competence and excellence. We will start from basic questions, supported by theories and that are linked to the research and we will analyze the knowledge, satisfaction, involvement, among other aspects, of employees, about the performance evaluation process and agreement with the evaluation policies in force, as well as the compliance with the performance evaluation process with the proposed purposes, its effectiveness and effectiveness in improving the provision of services, both to the internal and external public, in line with the institution's objectives, in addition to its importance in balancing the training plan used in the UFPB.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2022-04-19T13:54:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JamesMadisonCavalcantiDeCarvalho_Dissert.pdf: 3721162 bytes, checksum: fbdac64df67a32060e7cdd9d37f18013 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-04-19T21:02:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JamesMadisonCavalcantiDeCarvalho_Dissert.pdf: 3721162 bytes, checksum: fbdac64df67a32060e7cdd9d37f18013 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-19T21:02:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JamesMadisonCavalcantiDeCarvalho_Dissert.pdf: 3721162 bytes, checksum: fbdac64df67a32060e7cdd9d37f18013 (MD5) Previous issue date: 2021-08-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectCompetencept_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectPeople managementpt_BR
dc.titleA avaliação de desempenho por competência da Universidade Federal da Paraíba, como intrumento de gestão – uma análise sob a ótica de seus atorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Castro Neto, Mariano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704796694712785pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5508181774594437pt_BR
dc.description.resumoA avaliação de desempenho tem se tornado fato corriqueiro em nossas vidas e nas organizações também. As pessoas estão, a todo o momento, avaliando umas às outras e as coisas que as cercam. Um dos maiores desafios na gestão de pessoas no serviço público é justamente definir qual a forma mais adequada de avaliação de desempenho e produtividade a ser utilizada em cada instituição as quais os servidores estão vinculados. Essa pesquisa visa perceber subsídios que possam contribuir para definição de um método e de formas mais eficazes de aferição do desempenho por competência na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, analisando o processo sob a ótica dos principais atores envolvidos. A compreensão e o envolvimento desses participantes são fatores imprescindíveis à execução de tarefas com qualidade, competência e excelência. Partiremos de questões básicas, sustentadas em teorias e que estão vinculadas à pesquisa e analisaremos o conhecimento, satisfação, envolvimento, entre outros aspectos, dos colaboradores, sobre o processo avaliativo de desempenho e a concordância com as políticas avaliativas em vigor, como também, o cumprimento do processo de avaliação de desempenho com as finalidades propostas, sua eficácia e efetividade na melhoria da prestação de serviços, tanto ao público interno como externo, em consonância com os objetivos da instituição, além de sua importância no equilíbrio do plano de capacitação utilizado na UFPB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JamesMadisonCavalcantiDeCarvalho_Dissert.pdf3,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons