Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDutra, Katia Otilia Gomes-
dc.date.accessioned2022-05-02T12:33:35Z-
dc.date.available2022-05-02-
dc.date.available2022-05-02T12:33:35Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22746-
dc.description.abstractThe use of communication and information Technologies has been gaining ground every day in the most varied scenarios, especially in education. With the expansion of globalization, technology started to be inserted in our daily lives, either throu gh computers and the internet, making the individual acquire knowledge more quickly. In a way, then, it facilitated everyone's access, especially when it comes to learning, as information and communication technologies manage to catch the attention of students because it is a methodology that brings new forms in the construction of knowledge. The objective was to analyze the influence of the use of ICTs in science teaching at the Manoel Viana dos Santos Municipal School. The research was carried out through a questionnaire applied to professors who teach the subject sciences, at Escola M.V.S. From these perspectives, it can be seen that during the period of isolation caused by the pandemic due to the SARS-Cov-2 virus, science teachers were able to broaden their experiences around the use of technologies in science teaching, ensuring new teaching possibilities -Learning and formalizing the permanence of a methodology based on the use of ICT's in order to be able to continue the teaching process. This reality inaugurates a reflection on the presence of technology as a teaching tool capable of giving new meaning to the teaching practice as it leads the teacher to discover other ways of teaching and thus transform classroom moments into spaces for social growth.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-05-02T12:33:35Z No. of bitstreams: 1 KOGD02052022.pdf: 540290 bytes, checksum: b7821407b55b7a587d03333981ee62d9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-02T12:33:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KOGD02052022.pdf: 540290 bytes, checksum: b7821407b55b7a587d03333981ee62d9 (MD5) Previous issue date: 2021-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectUso de tecnologia na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências - Tecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação - TICpt_BR
dc.titleUso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências da Escola Municipal Manoel Viana dos Santos da cidade de Belém do Brejo do Cruz-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.description.resumoO uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) vêm a cada dia ganhando espaço nos mais variados cenários, principalmente no educacional. Com a expansão da globalização, a tecnologia passou a ser inserida no dia a dia das pessoas, seja através de computadores e da Internet, fazendo com que o indivíduo adquira conhecimento com mais rapidez. De certa forma, então, facilitou o acesso de todos, principalmente quando se fala em aprendizagem, pois elas conseguem prender a atenção dos alunos por ser uma metodologia que traz novas formas na construção do conhecimento. O presente trabalho tem como título “Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências da Escola Municipal Manoel Viana dos Santos da Cidade de Belém do Brejo do Cruz/PB”. Objetivou-se, com ele, analisar a influência do uso das TIC no ensino de Ciências na Escola Municipal Manoel Viana dos Santos da cidade de Belém do Brejo do Cruz/PB, tendo como objetivos específicos observar a relação do uso das TIC pelos professores; verificar a forma como é utilizada as TIC no ensino de Ciências; reconhecer as principais dificuldades encontradas pelos professores no uso das mesmas; e apresentar soluções viáveis para que a escola faça o uso adequado das TIC no processo de ensino. A coleta dos dados da pesquisa foi realizada através de um questionário aplicado aos professores que ministram a disciplina Ciências nessa escola. Diante dessa perspectiva, pode-se perceber que durante o período de isolamento ocasionado pela pandemia em virtude do vírus SARS-Cov-2, os professores puderam alargar as experiências em torno do uso das tecnologias no ensino de Ciências, garantindo novas possibilidades de ensino e aprendizagem e formalizando a permanência de uma metodologia pautada no uso das TIC para, assim, conseguir dar continuidade ao processo de ensino. Essa realidade inaugura uma reflexão em torno da presença da tecnologia enquanto ferramenta de ensino capaz de ressignificar a prática docente na medida em que leva o professor a descortinar outras formas de ensinar e assim, transformar os momentos de aula em espaços de crescimento social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KOGD02052022.pdf527,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.