Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22747
Tipo: TCC
Título: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA) nos livros de ciências do ensino fundamental anos finais
Autor(es): Silva, Raquel Pereira da
Primeiro Orientador: Camarotti, Maria de Fátima
Resumo: O livro didático (LD) na sala de aula, continua sendo um recurso de grande importância pois direciona e fundamenta a prática educativa além de, representar para muitos estudantes, o único objeto de estudo e material de pesquisa. Nesse sentido, o mesmo deve apresentar em seu conteúdo conhecimentos voltados à inclusão do aluno na sociedade, ao formar cidadãos capazes de compreender e discutir sobre as influências da ciência e tecnologia em seu cotidiano. Considerando esta finalidade, o uso da abordagem Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) favorece o Ensino de Ciências por propiciar uma for mação cidadã. A pesquisa objetiva identificar a ocorrência da abordagem CTSA nos livros didáticos de Ciências, do sexto ao nono ano; descobrir as relações da abordagem com os objetos de conhecimentos do Ensino de Ciências e se apresenta a interdisciplinaridade. Fundamenta-se na metodologia qualitativa e na pesquisa bibliográfica. É resultado de uma análise dos LD dos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente da Coleção Araribá mais Ciências, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020 e utilizada para o Ensino de Ciências em escolas públicas da cidade de João Pessoa/PB. Interpretou-se os dados através da Análise de Conteúdo, por meio da Análise Temática que permitiu criar e identificar os núcleos de sentido da obra selecionada. Foram criadas quatro unidades de registro (UR): Construção do Conhecimento Científico, Produtos da Ciência e Tecnologia na Sociedade, Impactos Ambientais e Atitudes Individuais e Coletivas. Os resultados mostraram que tanto para o sexto e sétimo anos destaca-se a UR - Impactos Ambientais (39,0 %) e (34,2%), respectivamente, que vincula os impactos decorrentes da ação antrópica no ambiente e saúde da população. Para o oitavo ano, predominou a UR Atitudes Individuais e Coletivas (31,5%), que possibilita os alunos a tomar decisões diante de problemas e situações cotidianas. Enquanto que, para o nono ano teve destaque a UR - Construção do Conhecimento Científico (38,0%) que contribui para a compreensão da importância da contribuição de cientistas e equipamentos produzidos para o progresso científico e tecnológico. A coleção apresenta, de forma discreta, elementos relacionados à abordagem CTSA, em especial na seção complementar, ao estimular a reflexão sobre problemáticas cotidianas. Em relação aos objetos do conhecimento do Ensino de Ciências foi possível perceber que os saberes relativos às Ciências da Natureza são fragmentados. A abordagem CTSA é trazida em textos e atividades inseridas nas seções complementares, no entanto, o LD apresenta pouca ênfase nas inter-relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Assim, é possível verificar a intenção de mudança na forma como são desenvolvidos os conhecimentos das Ciências. Porém, é necessário que o mesmo seja melhorado na perspectiva de assegurar a educação CTSA, voltada à alfabetização científica (AC) dos estudantes.
Abstract: This work is the result of an analysis of textbooks (LD) from the final years of Elementary School, specifically from the Araribá Mais Ciências Collection, approved by the National Textbook Program (PNLD) of 2020 and used for Science Teaching in public schools of the city of João Pessoa/PB. The textbook in the classroom, continues to be a resource of great importance, it directs and supports the educational practice. Besides, representing for many students, the only object of study and research material. In this sense, it must present in its content knowledge aimed at the inclusion of the student in society, by forming citizens capable of understanding and discussing the influences of science and technology in their daily lives. Considering this purpose, the use of the CTSA approach favors the Teaching of Science by providing citizenship education, this research aimed to identify the occurrence of the CTSA approach in science textbooks in research, from the sixth to the ninth grade, to discover the relationships of approach with the objects of knowledge of Science Teaching and interdisciplinarity is presented. This research was based on the qualitative methodology and the bibliographic study as a procedure. the collection and organization of data were organized through Content Analysis, through Thematic Analysis, which allowed to identify the core meanings of the selected work. Four registration units (UR) were created: Construction of Scientific Knowledge, Products of Science and Technology in Society, Environmental Impacts and Individual and Collective Attitudes. The results showed that both the sixth and seventh years stood out UR Environmental Impacts (39.0%) and (34.2%), which links the impacts resulting from anthropic action on the environment and health of the population. For the eighth grade, UR Individual and Collective Attitudes predominated (31.5%), which enables students to make decisions in face of everyday problems and situations. While, for the ninth year, UR Construction of Scientific Knowledge (38.0%) was highlighted, which contributes to the understanding of the importance of the contribution of scientists and equipment produced for scientific and technological progress. The collection discreetly presents elements related to the CTSA approach, especially in the complementary section, by stimulating reflection on everyday issues. In relation to the objects of knowledge in Science Teaching, it was possible to perceive the knowledge related to the Sciences of Nature is fragmented. The CTSA approach is presented in texts and activities inserted in the complementary sections, however, the LD has little emphasis on the interrelationships between science, technology, society and environment. Thus, it is possible to verify the intention to change in the way science knowledge is developed. however, it is necessary that it be improved in the perspective of ensuring CTSA education, aimed at scientific literacy (AC) of students.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Livro didático - Análise temática
Produção da Ciência
Sustentabilidade - Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22747
Data do documento: 1-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RPS02052022.pdf3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.