Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22769
Tipo: Dissertação
Título: Democratização do ensino superior: um olhar na trajetória dos cursos de graduação, Campus I da UFPB, sob o enfoque da alteridade
Autor(es): Félix, Hellen Christine de Oliveira
Primeiro Orientador: Faria, Evangelina Maria Brito de
Resumo: Para que as políticas públicas de acesso à Universidade apresentem a eficácia esperada, faz-se necessário que os diversos fatores, que influenciam positivamente e negativamente no ingresso e na permanência do aluno até seu consequente egresso na diplomação, sejam diagnosticados e avaliados, para que se possam traçar estratégias no combate aos altos índices de divergência entre a quantidade de ingressantes e diplomados nos cursos de graduação. Este fato interfere na taxa de sucesso e, consequentemente, no sensu das instituições públicas. Diante do exposto, essa pesquisa tem como objetivo principal analisar dados relacionados às principais causas associadas ao interrompimento da trajetória acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação, tentando observar a linguagem que a Universidade emite através desses dados. Teoricamente, procuramos suporte nos diversos documentos oficiais que regem a política de cotas em nosso país e na Análise do Discurso, para observar a alteridade entre os diversos documentos. Como objetivos específicos, tentaremos: 1- Identificar as múltiplas causas do interrompimento da trajetória acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação; 2- Mostrar quais áreas de conhecimento concentram um maior número de interrompimento e 3- observar dados sobre a trajetória dos alunos cotistas e não cotistas envolvidos nesse processo. Metodologicamente, recolheremos dados de todos os cursos de graduação do Campus I da UFPB, para observar os objetivos descritos no projeto. Esperamos que a identificação dos fatores internos ou externos que levam à evasão e ao interrompimento norteie, posteriormente, tomada de decisões sobre políticas acadêmicas de intervenção que ajudem a minimizar esses problemas.
Abstract: In order for the public policies regarding access to University to present the expected efficacy, it is necessary that the diverse factors, which positively and negatively influence the entrance and the permanence of the student until his consequent graduation, be diagnosed and evaluated, so that strategies can be outlined to combat the high rates of divergence between the quantity of entrants and graduates in undergraduate courses. This fact interferes in the success rate and, consequently, in the sensu of public institutions. Given the above, this research has as its main objective to analyze data related to the main causes associated with the interruption of the academic trajectory of students in undergraduate courses, trying to observe the language that the University emits through these data. Theoretically, we seek support in the various official documents that govern the quota policy in our country and in Discourse Analysis, to observe the alterity between the various documents. As specific objectives, we will try to: 1- Identify the multiple causes of the interruption of the academic trajectory of students in undergraduate courses; 2- Show which areas of knowledge concentrate a larger number of interruptions and 3- Observe data about the trajectory of quota students and non-quota students involved in this process. Methodologically, we will collect data from all the undergraduate courses on UFPB‟s Campus I, in order to observe the objectives described in the project. We hope that the identification of internal or external factors that lead to dropping out and discontinuation will subsequently guide future decisions about academic intervention policies that help to minimize these problems.
Palavras-chave: Política de inclusão
Trajetória de cursos
Alteridade
Inclusion policy
Course trajectory
Alterity
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22769
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HellenChristineDeOliveiraFélix_Dissert.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons