Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22795
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Vitória Batista Nunes de-
dc.date.accessioned2022-05-10T19:25:02Z-
dc.date.available2022-03-17-
dc.date.available2022-05-10T19:25:02Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22795-
dc.description.abstractWith journalism steeped in adaptations and changes, due to the crisis in traditional business models and the downsizing of newsrooms, a proliferation of new economic arrangements in this area is in progress. Formal jobs have increasingly given way to entrepreneurship. Journalists have been looking for autonomy and financial independence, which is why they found their own businesses, especially in the digital world. During the 20th century, to be a journalist or to be recognized as such, you had to be employed in a newsroom. Today we see the process of deterritorialization of the newsroom, and also the departure from these environments in search of autonomous places. We believe that despite such changes, the media imagination, based on its technologies, does not conceive images of the journalist as an entrepreneurial, autonomous, independent, creative professional, owner of his own business. This research aims to understand which images the journalist entrepreneur associates with their professional practice. Based on the notions of Social Imaginary, in Maffesoli (1988) (2001) (2003) (2010) (2018), the Technologies of the Imaginary, in Juremir Silva (2007) (2009) (2012), Journalism, in Traquina (2004) (2005), and entrepreneurship, in José Dornelas (2001) (2008) and Alain Ehrenberg (2010). The investigation uses field research, with semi-structured interviews with 5 journalist entrepreneurs working in the state of Paraíba.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2022-04-29T14:02:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VitóriaBatistaNunesDeVasconcelos_Dissert.pdf: 4565261 bytes, checksum: a6a6be34be5e3dc5b4ea6954a7de2bf5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-05-10T19:25:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VitóriaBatistaNunesDeVasconcelos_Dissert.pdf: 4565261 bytes, checksum: a6a6be34be5e3dc5b4ea6954a7de2bf5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-10T19:25:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VitóriaBatistaNunesDeVasconcelos_Dissert.pdf: 4565261 bytes, checksum: a6a6be34be5e3dc5b4ea6954a7de2bf5 (MD5) Previous issue date: 2022-02-24en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectParaíbapt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.titleO jornalista empreendedor e o imaginário da profissãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Patrícia Monteiro Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2507264454987009pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5426107718119228pt_BR
dc.description.resumoCom o jornalismo mergulhado em adaptações e mudanças, devido à crise nos modelos de negócios tradicionais e o enxugamento das redações, está em andamento uma proliferação de novos arranjos econômicos. Os empregos formais têm dado lugar ao empreendedorismo. Os jornalistas têm buscado autonomia e independência financeira, por isso, fundam os seus próprios negócios, sobretudo no mundo digital. Durante o século XX, para ser um jornalista ou ser reconhecido como tal, era necessário ser empregado em uma redação. Hoje vemos o processo de desterritorialização da redação, e também a saída desses ambientes em busca de lugares autônomos. Consideramos que, apesar de tais mudanças, o imaginário midiático, a partir de suas tecnologias, pouco concebe imagens do jornalista como um profissional empreendedor, autônomo, independente, criativo, dono de seu próprio negócio. Esta pesquisa visa compreender quais imagens o jornalista empreendedor associa à sua prática profissional. Tomando como base as noções de Imaginário social, em Maffesoli (1988) (2001) (2003) (2010) (2018), as Tecnologias do Imaginário, em Juremir Silva (2007) (2009) (2012), o Jornalismo, em Traquina (2004) (2005), e o empreendedorismo, em José Dornelas (2001) (2008) e Alain Ehrenberg (2010). A investigação utiliza a pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas com cinco jornalistas empreendedores atuantes no Estado paraibano. Por meio desta pesquisa foi possível identificar 33 imagens acerca do jornalística empreendedor, geradas através da análise das entrevistas realizadas com base nas noções alicerçadas a partir do imaginário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Jornalismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VitóriaBatistaNunesDeVasconcelos_Dissert.pdf4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons