Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira Neto, Irineu Soares de-
dc.date.accessioned2022-05-12T15:01:35Z-
dc.date.available2021-08-30-
dc.date.available2022-05-12T15:01:35Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22811-
dc.description.abstractThis dissertation research fits into the field of geographic education, correlating its analysis within the perspective of Sexuality. Research on sexualities in geography education is directed, presenting social and cultural identities as parameters in the investigation of geographic spaces. School spaces are notorious examples of the manifestations present in the identities of postmodern subjects (Hall, 2015), they fit into, penetrate, create and recreate new and multiple identities. The homosexual identity of six geography teachers in the city of João Pessoa, state of Paraíba, is the object of study of this qualitative investigation (Farias and Weber, 2008), which seeks to interpret through the methodology of case studies and subsidized by research instruments: semi-structured questionnaire and focused interviews, the experiences of gay and lesbian teachers in the teaching of geography in elementary schools, presenting the homoerotic identities of these subjects as a source of analysis in Geographic Sciences.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-05-04T17:13:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IrineuSoaresDeOliveiraNeto_Dissert.pdf: 3191882 bytes, checksum: 5ff6506f85f6827c63e3a855610fa545 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-05-12T15:01:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IrineuSoaresDeOliveiraNeto_Dissert.pdf: 3191882 bytes, checksum: 5ff6506f85f6827c63e3a855610fa545 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-12T15:01:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IrineuSoaresDeOliveiraNeto_Dissert.pdf: 3191882 bytes, checksum: 5ff6506f85f6827c63e3a855610fa545 (MD5) Previous issue date: 2019-08-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectSexualidadespt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectIdentidades socioculturaispt_BR
dc.subjectEspaços geográficopt_BR
dc.subjectGeographic educationpt_BR
dc.subjectSexualitiespt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectSocio and cultural Identitiespt_BR
dc.subjectGeographic spacespt_BR
dc.titleVivências docentes de professores gays e lésbicas no ensino de geografia em escolas de educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Antonio Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9249912459062990pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4524183442025398pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de dissertação se insere no campo da Educação Geográfica, correlacionado às suas análises dentro da perspectiva da Sexualidade. Está dirigida às pesquisas sobre as sexualidades no ensino de Geografia, apresentando as identidades socioculturais como parâmetros nas investigações dos espaços geográficos. Os espaços escolares são exemplos notórios das manifestações presentes nas identidades dos sujeitos pós-modermos (Hall, 2015), nelas se encaixam, penetram, criam e recriam novas e múltiplas identidades. A identidade homossexual de seis professores de Geografia, no município de João Pessoa, estado da Paraíba, é o objeto de estudo desta investigação qualitativa (Farias e Weber, 2008), que busca interpretar, através da metodologia do estudo de caso e subsidiado pelos instrumentos de pesquisas: questionário semiestruturado e entrevistas focalizadas, as vivências de professores gays e lésbicas no ensino de Geografia em escolas de Educação Básica, apresentando as identidades homoeróticas desses sujeios como fonte de análises na Ciência Geográfica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeografiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IrineuSoaresDeOliveiraNeto_Dissert.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons