Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22833
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Luiz Augusto de Almeida Mascarenhas-
dc.date.accessioned2022-05-12T17:08:48Z-
dc.date.available2022-03-22-
dc.date.available2022-05-12T17:08:48Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22833-
dc.description.abstractThe systemic evaluation of public networks is a mechanism for social and democratic control of the quality of education offered by public schools. The general objective of this work is to create a model based on graph theory that relates schools and students' proficiency in large-scale assessment. For this, the database of the Pernambuco State Assessment System (SAEPE) was used, from 2010 to 2019. This model uses schools as vertices of a graph and edges weighted as the proficiency of students. students. And the relationship between the vertices happens as students complete their educational cycles and change educational institutions. This movement of students was initially observed with data from 2010 in the initial years of schooling. And it ends in 2019 with the end of the last cycle of basic education (third year of high school). In addition, we use Dijkstra's algorithm to find the best school trajectory a student should follow within a public education network. Finally, we performed this model computationally using data from a municipality in the State of Pernambuco. And we present the results obtained.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-05-10T21:55:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuizAugustoDeAlmeidaMascarenhasLeite_Dissert.pdf: 1490800 bytes, checksum: b54fcdfa0a367f75a22108b3a3770a29 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-05-12T17:08:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuizAugustoDeAlmeidaMascarenhasLeite_Dissert.pdf: 1490800 bytes, checksum: b54fcdfa0a367f75a22108b3a3770a29 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-12T17:08:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuizAugustoDeAlmeidaMascarenhasLeite_Dissert.pdf: 1490800 bytes, checksum: b54fcdfa0a367f75a22108b3a3770a29 (MD5) Previous issue date: 2022-02-22en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGrafospt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlgoritmopt_BR
dc.subjectGraph theorypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectAlgorithmpt_BR
dc.titleGrafos, avaliação e o sistema educacional brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Caro Tuesta, Napoleón-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2522358502756972pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1529344722440759pt_BR
dc.description.resumoA avaliação sistêmica de redes públicas é um mecanismo de controle social e democrático da qualidade da educação oferecida pelas escolas públicas. O objetivo geral deste trabalho é criar um modelo baseado na teoria dos grafos que relaciona escolas e a proficiência dos estudantes na avaliação de larga escala. Para isso, foi utilizada a base de dados do Sistema de Avaliação do Estado de Pernambuco (SAEPE), desde o ano de 2010 até o ano de 2019. Esse modelo utiliza as escolas como vértices de um grafo e as arestas ponderadas como a proficiência dos estudantes. E a relação entre os vértices acontece a medida que os estudantes vão concluindo os ciclos educacionais e mudando de instituições de ensino. Esse movimento dos alunos foi inicialmente observado com os dados de 2010, nos anos iniciais de escolarização. O periodo se encerra em 2019 com o fim do último ciclo da educação básica (terceiro ano do ensino médio). Além disso, utilizamos o algoritmo de Dijkstra para encontrar qual melhor trajetória escolar um estudante deve percorrer dentro de uma rede publica de educação. Por fim, realizamos computacionalmente esse modelo usando dados de um município do Estado de Pernambuco e apresentamos os resultados obtidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuizAugustoDeAlmeidaMascarenhasLeite_Dissert.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons