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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22855Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | CUNHA, VICTOR ROCHA DA | - |
| dc.date.accessioned | 2022-05-17T12:40:40Z | - |
| dc.date.available | 2022-04-17 | - |
| dc.date.available | 2022-05-17T12:40:40Z | - |
| dc.date.issued | 2020-03-31 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22855 | - |
| dc.description.abstract | The creation of the first ever gasoline-powered automobile is attributed to the scientists Karl Benz and Gottilieb Daimler, which consisted in the adaptation of an engine in a cart with a capacity for up to four people in addition to the acceleration, braking and steering systems. At the end of the 19th century, Henry Ford revolutionized the market with the launch of the Ford T with mass production of vehicles, reducing the costs of the production process, increasing the production capacity, reducing the value of the vehicle, being considered the responsible for popularizing the automobile. Currently, it is estimated that there are approximately 47,1 million vehicles in circulation just in the national market, which presents impacts in the environmental and social life, including traffic jams, road expansions and, mainly, the emission of the greenhouse effect gasses. In the automotive sector, several technologies are being developed that emit little to no greenhouse effect gasses, such as electric vehicles, hydrogen cell vehicles and the hydrogen combustion vehicles. In the midst of the emergence of more sustainable vehicles alternatives, the current study sought to investigate the financial and economic viability of replacing combustion passenger vehicles belonging to the current fleet of the Federal University of Paraíba, with hybrid or electric passenger vehicles and which are the possible environmental gains from this replacement. We utilized, the mathematical method of Equivalent Uniform Annual Cost together with the Scenario Analysis (expected, optimistic and pessimistic), as well as the CO2 emission calculator. Subsequently, these results were compared in order to analyze the feasibility of replacing a combustion vehicle with an electric or hybrid vehicle, and the possible gains from this replacement. It was observed that, as far as economicfinancial viability is feasible, replacing the combustion vehicle with the electric vehicle, also representing an environmental gain, since the replacement would result in a 97.81% reduction in CO2 emissions. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-05-17T12:40:40Z No. of bitstreams: 1 TCC_VICTOR ROCHA DA CUNHA.pdf: 2862176 bytes, checksum: f6b9eef428f489a7825e6e953964bcf7 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-17T12:40:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_VICTOR ROCHA DA CUNHA.pdf: 2862176 bytes, checksum: f6b9eef428f489a7825e6e953964bcf7 (MD5) Previous issue date: 2020-03-31 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Engenharia Econômica | pt_BR |
| dc.subject | Substituição de frota | pt_BR |
| dc.subject | CAUE | pt_BR |
| dc.subject | Veículo elétrico | pt_BR |
| dc.title | INVESTIGANDO A VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA E AMBIENTAL DA SUBSTITUIÇÃO DE VEÍCULOS A COMBUSTÃO POR VEÍCULOS ELÉTRICOS OU HÍBRIDOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Pereira, Darlan Azevedo | - |
| dc.description.resumo | A criação do primeiro automóvel movido a gasolina é atribuída aos cientistas Karl Benz e Gottlieb Daimler e consistia na adaptação de um motor em uma carroça com capacidade para até quatro pessoas, além dos sistemas de aceleração, frenagem e caixa de direção. No final do século XIX, Henry Ford revoluciona o mercado com o lançamento do Ford T com a produção em massa dos veículos, reduzindo os custos do processo produtivo, aumentando a capacidade de produção e reduzindo o valor do veículo, sendo considerado o responsável pela popularização do automóvel. Atualmente, estima-se que existem aproximadamente 47,1 milhões de veículos em circulação apenas no mercado nacional, o que apresenta impactos para o ambiente e a vida em sociedade, dentre eles, engarrafamentos, expansão das estradas e, principalmente, as emissões de gases de efeito estufa. No setor automotivo existem diversas tecnologias sendo desenvolvidas que emitem pouco ou nenhum gás de efeito estufa, como os veículos elétricos, veículos a célula de hidrogênio e os veículos de combustão de hidrogênio. Em meio ao surgimento de alternativas mais sustentáveis de veículos, o presente estudo buscou investigar a viabilidade econômico-financeira da substituição de veículos de passeio a combustão, pertencentes à frota atual da Universidade Federal da Paraíba, por veículos de passeio elétricos ou elétricos híbridos e quais são os possíveis ganhos ambientais com esta substituição. Utilizamos o método do Custo Anual Uniforme Equivalente junto a Análise de Cenários (esperado, otimista e pessimista), bem como a calculadora de emissão de CO2. Posteriormente, esses resultados foram comparados visando a análise de viabilidade da substituição de um veículo a combustão por um veículo elétrico ou híbrido, e os possíveis ganhos com essa substituição. Observou-se que é viável, quanto à viabilidade econômicofinanceira, a substituição do veículo a combustão pelo veículo elétrico, representando também um ganho ambiental, visto que a substituição acarretaria em uma redução de 97,81% na emissão de CO2 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Engenharia de Produção | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Química | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_VICTOR ROCHA DA CUNHA.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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