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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22880
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Leonardo Ferreira da-
dc.date.accessioned2022-05-23T14:38:01Z-
dc.date.available2022-05-23-
dc.date.available2022-05-23T14:38:01Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22880-
dc.description.abstractConcern about the effects of motorized commuting in / for university campuses has grown in recent years in the country due to the increase in the number of places in higher education courses and the ease of acquisition and encouragement of the use of individual motorized transport. Faced with this scenario, some universities have sought to improve mobility within and around them through more sustainable means, such as bicycle sharing. The present work presents an analysis of experiences carried out on Brazilian university campuses. Such measures represent a valuable contribution by the academy, helping to establish guidelines for the adoption of these principles in urbanized centers. Universities are configured as some of the largest Trip Generating Poles, places of intense circulation of people and vehicles, being, therefore, a good representation of the dynamism of urban space, functioning as a kind of pilot projects for cities, in addition to directly interfering in the traffic of their surroundings and bring benefits to their own institutions. In the research, three sharing models were characterized: universities integrated to the city's bike share, with stations in the vicinity or internal to the campuses; institutions that have adopted their own system, either through the action of the central administration or through the action of extension projects; and the concession of bicycles as a policy to assist low-income students. Its physical and operational characteristics, the level of use, the results obtained and the difficulties encountered in cases of failure are presented.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-05-23T14:38:01Z No. of bitstreams: 1 TCC - LEONARDO FERREIRA DA SILVA.pdf: 2442922 bytes, checksum: 9a01133b4ec5c71ce5a01c2964937e57 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-23T14:38:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - LEONARDO FERREIRA DA SILVA.pdf: 2442922 bytes, checksum: 9a01133b4ec5c71ce5a01c2964937e57 (MD5) Previous issue date: 2020-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectCampus Universitáriopt_BR
dc.subjectCompartilhamento de Bicicletaspt_BR
dc.titleCompartilhamento de bicicletas em Instituições de Ensino Superior Brasileiraspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Clóvis-
dc.description.resumoA preocupação acerca dos efeitos dos deslocamentos motorizados em/para campi universitários tem crescido nos últimos anos no país devido à ampliação da quantidade de vagas em cursos superiores e à facilidade de aquisição e estímulo ao uso do transporte individual motorizado. Diante desse cenário, algumas universidades têm buscado melhorar a mobilidade no seu interior e entorno através de meios mais sustentáveis, como o compartilhamento de bicicletas. O presente trabalho traz uma análise de experiências realizadas em campi universitários brasileiros. Tais medidas representam uma valiosa contribuição da academia, auxiliando no estabelecimento de diretrizes para a adoção desses princípios nos centros urbanizados. As universidades configuram-se como alguns dos maiores Pólos Geradores de Viagens, locais de intensa circulação de pessoas e veículos, sendo, portanto, uma boa representação do dinamismo do espaço urbano, funcionando como uma espécie de projetos pilotos das cidades, além de interferirem diretamente no trânsito de suas imediações e trazer benesses a próprias instituições. Na pesquisa caracterizaram-se três modelos de compartilhamento: universidades integradas ao bike share da cidade, com estações nos arredores ou internas aos campi; instituições que a adotaram um sistema próprio, seja por ação da administração central ou por ação de projetos de extensão; e a concessão de bicicletas como política de assistência a estudantes de baixo poder aquisitivo. São apresentadas suas características físicas e operacionais, o nível de utilização, os resultados obtidos e as dificuldades encontradas de casos de insucesso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

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