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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22883| Tipo: | TCC |
| Título: | Utilização da metodologia ashby no projeto UFPBaja para a seleção de materiais |
| Autor(es): | Souza, Thiago Abrante de |
| Primeiro Orientador: | Albuquerque, Siderley Fernandes |
| Resumo: | Em virtude do número exorbitante de materiais disponíveis para os engenheiros, a utilização de uma metodologia profunda e rigorosa em conjunto com uma ferramenta computacional para selecioná-los torna-se crucial pois além de assegurar a confiabilidade do projeto, garante uma maior qualidade e flexibilidade durante o processo de escolha. Dessa maneira, este trabalho fundamenta-se na utilização da metodologia Ashby mediante o uso do software Ces Edupack como um mecanismo alternativo de seleção dos materiais e que atenda e satisfaça as necessidades de projeto em um veículo competitivo “BAJA SAE” desenvolvido por alunos dos cursos de engenharias do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba. O método adotado de seleção aplicada é conhecido como Metodologia Ashby, desenvolvido por Michael Farries Ashby, consiste no desenvolvimento de um procedimento sistemático e científico para selecionar materiais e processos de fabricação, resultando em um subconjunto que melhor atende os requisitos de um projeto. Atualmente a equipe emprega a seleção de materiais da forma tradicional, caracterizada por ser uma escolha mais superficial, comparando informações de materiais e processos já conhecidos, valores tabelados em livros e da dependência proveniente da vivência de experiências antigas. Então, para demonstrar a metodologia Ashby através do software, foi realizada a seleção de materiais para os componentes disco de freio, braço de suspensão e assoalho tendo como foco a diminuição de massa. Para isso, foram geradas informações através de diagramas de propriedades de materiais que agrupam famílias de materiais com os respectivos índices de material. Dessa forma, a pesquisa selecionou para a fabricação de um disco de freio leve o ferro fundido cinzento, para um braço de suspensão leve os compósitos de matriz metálica e para um assoalho leve o polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP) em matriz epóxi. |
| Abstract: | Due to the exorbitant number of materials available to engineers, the use of a deep and rigorous methodology in conjunction with a computational tool to select them is crucial because in addition to ensuring the reliability of the project, it guarantees greater quality and flexibility during the choice process. In this way, this work is based on the use of the Ashby methodology through the use of the Ces Edupack software as an alternative material selection mechanism that meets and satisfies the design needs in a competitive vehicle "BAJA SAE" developed by students of the courses of engineering at the Technology Center of the Federal University of Paraíba. The adopted method of applied selection is known as Ashby Methodology, developed by Michael Farries Ashby, which consists of the development of a systematic and scientific procedure to select materials and manufacturing processes, resulting in a subset that best meets the requirements of a project. Currently, the team employs the selection of materials in the traditional way, characterized by being a more superficial choice, comparing information on materials and processes already known, values listed in books and the dependence from old experiences. Then, to demonstrate the Ashby methodology through the software, the selection of materials for the brake disc, suspension arm and floor components was carried out with the focus on reducing mass. For this, information was generated through material property diagrams that group material families with the respective Performance Index. Thus, the research selected for the manufacture of a lighter brake disc the gray cast iron, for a lighter suspension arm the metallic matrix composites and for a lighter floor the carbon fiber reinforced polymer (CFRP) in epoxy matrix. |
| Palavras-chave: | Seleção de Materiais Metodologia Ashby Ces Edupack Diagramas de Propriedades de Materiais |
| CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Engenharia Mecânica |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22883 |
| Data do documento: | 14-Jul-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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