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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22920
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Alysson Nascimento dos-
dc.date.accessioned2022-05-30T12:59:15Z-
dc.date.available2022-05-30-
dc.date.available2022-05-30T12:59:15Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22920-
dc.description.abstractThe creation of a minimum quality standard in Engineering qualification was responsible for the establishment of a sufficient and independent National Engineering system in Brazil. However, Engineering, and especially Chemical Engineering, has always presented itself as a dynamic area, extremely sensitive to the advances achieved by society, in addition to economic and environmental factors, in this way, the normative documents that propose to establish or indicate directions for the Engineering education, must be flexible and constantly reviewed, in order to maintain the competitiveness of trained professionals in a national and international context. In this sense, the National Curricular Guidelines for the Engineering Course, the main normative document for the teaching of Engineering in Brazil, has undergone a recent update, imposing changes to be absorbed by the undergraduate courses that have changed not only the way of structuring the courses , but they brought a reflection on the process of training the professionals themselves. The objective of this work was to evaluate the Chemical Engineering Course at the Federal University of Paraíba in view of the updating of the Curricular Guidelines for the Engineering Course (DCN). To understand the situation of the course in view of the requirements and indications recommended by DCN, qualitative assessment questionnaires were applied on the Chemical Engineering course at UFPB. The data made available in the INEP Microdata Reports were also evaluated to deepen the discussions on aspects of the course and to compare it with other HEIs. Based on the data obtained, suggestions were made to better suit the DCN course.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-05-30T12:59:15Z No. of bitstreams: 1 TCC_ALYSSON NASCIMENTO DOS SANTOS.pdf: 2098552 bytes, checksum: fbdc9fa769cd7e75f543ab528cd87aa8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-30T12:59:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ALYSSON NASCIMENTO DOS SANTOS.pdf: 2098552 bytes, checksum: fbdc9fa769cd7e75f543ab528cd87aa8 (MD5) Previous issue date: 2020-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAvaliação do Cursopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.titleAs diretrizes curriculares nacionais e a formação em Engenharia Química na UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sharline Florentino de Melo-
dc.description.resumoA criação de um padrão de qualidade mínimo na formação em Engenharia foi responsável pelo estabelecimento de um sistema de Engenharia Nacional suficiente e independente no Brasil. Contudo, a Engenharia, e sobretudo a Engenharia Química, sempre se apresentou como uma área dinâmica, extremamente sensível aos avanços conquistados pela sociedade, além de fatores econômicos e ambientais, desta maneira, os documentos normativos que se propõem a estabelecer ou indicar direções para o ensino de Engenharia, devem ser flexíveis e constantemente revisados, de forma a manter a competitividade dos profissionais formados em um contexto nacional e internacional. Neste sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Engenharia, o principal documento normativo para o ensino de Engenharia no Brasil, passou por uma recente atualização, impondo mudanças a serem absorvidas pelos cursos de graduação que alteraram não somente a forma de estruturação dos cursos, mas trouxeram a reflexão sobre o processo de formação dos profissionais em si. O objetivo deste trabalho foi avaliar o Curso de Engenharia Química da Universidade Federal da Paraíba frente à atualização das Diretrizes Curriculares para o Curso de Engenharia (DCN). A fim de compreender a situação do curso diante das exigências e indicações preconizadas pela DCN, foram aplicados questionários de avaliação qualitativa sobre o curso de Engenharia Química da UFPB. Foram também avaliados os dados disponibilizados nos Relatórios de Microdados do INEP a fim de aprofundar as discussões sobre aspectos particulares do curso e compará-lo com outras IES. Com base nos dados obtidos foram feitas sugestões para melhor adequação do curso as DCN.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

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