Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Laynara Farias de-
dc.date.accessioned2022-05-31T02:36:56Z-
dc.date.available2020-12-08-
dc.date.available2022-05-31T02:36:56Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22934-
dc.description.abstractThe present article had as general objective to evaluate if the students of the Bilingual Executive Secretariat course at the Federal University of Paraíba (UFPB) perceive the Dress Code as an element of the professional image. Specifically, we sought to investigate how the Dress Code impacts the construction of the professional profile of students in the course; identify from the theoretical framework the importance of professional image for the secretariat and identify what relevance there is for the students of the secretariat course the dress code during graduation. The theoretical framework used to support this investigation was supported by authors such as: Kawasaki (2014), Werner (2013, 2014), Portela; Schumacher, (2009) among others. The study used a qualitative approach, deductive method, 2 descriptive type and applied nature. Thus, for data collection, a semi-structured interview with 10 questions was used and applied to a total of 12 students. The data revealed that the Dress code contributes to the formation of the image of the professional in this training area. They also revealed that other factors, in addition to Dress code, such as: posture, ethics, responsibility, among others, also contribute to the image of this professional. It was also possible to notice that the Dress Code impacts the construction of the students' professional profile during the training in that course.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-05-31T02:36:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC LAYNARA FARIAS.pdf: 364261 bytes, checksum: ecd9f706c09dc4be097b9a13b1934df5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-31T02:36:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC LAYNARA FARIAS.pdf: 364261 bytes, checksum: ecd9f706c09dc4be097b9a13b1934df5 (MD5) Previous issue date: 2020-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDress codept_BR
dc.subjectImagem Pessoalpt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.titleDress Code como elemento da construção da imagem do discente do curso secretariado executivo da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Adelino, Francisca Janete da-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 25/05/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 25/05/2022pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo teve como objetivo geral avaliar se os discentes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) percebem o Dress Code (código de vestimenta) como elemento da imagem profissional. Especificamente, buscou-se investigar como o Dress Code impacta na construção do perfil profissional dos estudantes do curso; identificar a partir do referencial teórico a importância da imagem profissional para o secretariado e identificar qual relevância há para os discentes do curso de Secretariado o dress code durante a graduação. O referencial teórico utilizado para dar base a essa investigação, apoiou-se em autores como: Kawasaki (2014), Werner (2013, 2014), Portela e Schumacher, (2009) entre outros. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, método dedutivo, tipo descritiva e de natureza aplicada. Assim, para a coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada com 10 questões e aplicada a um total de 12 discentes. Os dados revelaram que o Dress code contribui para a formação da imagem do profissional dessa área de formação. Revelaram ainda que outros fatores, além do Dress code, tais como: postura, ética, responsabilidade, dentre outros, também contribuem com a imagem desse profissional. Foi possível perceber ainda que o Dress Code impacta na construção do perfil profissional dos estudantes durante a formação no referido curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia: um guia para a iniciação científica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2000. BORDIN FILHO; S. M. Marketing pessoal: dez etapas para o sucesso. 1. Ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2013. BLOND; M.T. OLIVEIRA; M. Manual do profissional de secretariado. v.3: Secretário como cogestor. Curitiba: Ibpex, 2009. CALDAS; M. P. WOOD; T. J. Identidade organizacional. REA. Revista de administração de empresa, v. 37. N.1. São Paulo: Fundação Getúlio vaga, 1997. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia cientifica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. GARCIA; E. D’ELIA; M.E.S. Secretária Executiva. São Paulo: IBO-Thomson, 2005 - (Coleção curso IOB). 22 FORTES; S. G.A. (Art.) Influência da imagem pessoal dos colaboradores na construção da imagem organizacional. Cabo Verde: ENG, 2012. FONTANELLA; R. Os tipos comportamentais dos executivos e a postura do profissional de secretariado. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 2, n. 2, p.79-104, jul. /dez. 2011. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GRION; L.S. PAZ; S. Como ser uma secretária de sucesso. São Paulo: Érica, 2002. GRION; L.S. A nova secretária: metacompetente proativa dinâmica. São Paulo: Madras, 2008. KAWASAKI; B. Dress Code. Impacto da Imagem Pessoal nos negócios. São Paulo: Bia Kawasaki Publicações, 2014. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1993. LASTA; A. (Art.) A gestão secretarial no contexto organizacional contemporâneo. Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Passo Fundo, 2006. LIBRETTI; A. S. AMORIM; M.C. MOREIRA; R. Dress code: das considerações teóricas às práticas nas organizações. Revista pensamentos e realidade. v.33. n.1. p. 02-18 jan./mar. São Paulo: PUC-SP. 2018. LIMA, S. F.; CARVALHO; GRISSON, D. (Orgs). Manual do Secretariado Executivo. 5ª ed. rev. Atual. São Paulo: D’livros, 2002. MAOSKI; M. L. R. (Art.) A influência da indumentária nas relações sociais e de poder nas organizações corporativas. Curitiba: Universidade federal do Paraná, 2014. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. RAFAELI, A. PRATT, M. Tailored Meanings: On the meaning and impact of organizational dress: The Academy of Management Review, Vol.18. n 1. p. 32-55, 1993. PINHEIRO, F. S. M. Uma perspectiva Jurídica do Dress Code. Dissertação (Mestrado em Direito das Empresas) – Departamento de Economia Política, Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2012. SCHUMACHER; A. J. PORTELA; K.C.A. (Orgs.) Gestão Secretarial: o desafio da visão holística. Cuiabá: Adeptus, 2009. NATALENSE; M.L.C. Secretária executiva: Manual prático. São Paulo: IOB,1998. SILVA, A. C. Atuação do secretariado executivo na gestão da informação e do conhecimento. In: B. D’E; M. A; M. S. (Orgs). Excelência no secretariado. São Paulo: Ser Mais, 2013. SILVA, A.B; GODOI, C.K; BANDEIRA-DE-MELLO, R. (Orgs.) Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2010. 23 VERGARA, C. S. Métodos de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008. WERNER; A. Etiqueta social e empresarial. [Livro eletrônico]. p.131-139.Curitiba: 2013 WERNER; A. OLIVEIRA; V.S. Secretariado executivo e relações públicas: uma parceria de sucesso. Curitiba: InterSaberes, 2014.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Secretariado Executivo Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LAYNARA FARIAS.pdf355,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons