Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Vaneide Maria Luna de-
dc.date.accessioned2022-05-31T20:28:28Z-
dc.date.available2021-07-20-
dc.date.available2022-05-31T20:28:28Z-
dc.date.issued2021-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22949-
dc.description.abstractThis work, entitled Márcia Kambeba and indigenous poetry in the classroom: a proposal for high school, aims to show the importance of indigenous female authorship poetry in the classroom, highlighting its contribution to literary, humanizing education and citizen of readers in high school classes. For such a proposal, having as methodological approach the basic didactic sequence proposed by Rildo Cosson, we present reading and interpretation activities of three poems by Márcia Kambeba: Amazonidas, The children of the waters of the Solimões and Ay kakyri tama: I live in the citymaking the students observe the aesthetic quality and the identity particularities of this production. Finally, as theoretical foundation, we used studies by authors such as Candido (1999), Todorov (2009), Cosson (2009), Pinheiro (2002, 2008, 2014), Dorrico (2018), Calixto (2019) Graúna (2013), Kambeba (2013, 2018), among others.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-05-31T20:28:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC Vaneide Maria Luna.pdf: 775388 bytes, checksum: 5d5dedc4a93b72020cf5a299ac312e4c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-31T20:28:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC Vaneide Maria Luna.pdf: 775388 bytes, checksum: 5d5dedc4a93b72020cf5a299ac312e4c (MD5) Previous issue date: 2021-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMárcia Kambebapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectAutoria indígenapt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectSequência Básicapt_BR
dc.titleMárcia Kambeba e a poesia de autoria indígena em sala de aula: uma proposta para o ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lacerda Marques, Moama Lorena de-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 26/05/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 26/05/2022pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, intitulado Márcia Kambeba e a poesia de autoria indígena em sala de aula: uma proposta para o ensino médio, tem como objetivo mostrar a importância da poesia indígena de autoria feminina em sala de aula, destacando sua contribuição para a formação literária, humanizadora e cidadã de leitores(as) em turmas do Ensino Médio. Para tal proposta, tendo como recorte metodológico a sequência didática básica proposta por Rildo Cosson, apresentamos atividades de leitura e interpretação de três poemas de Márcia Kambeba: Amazonidas, Os filhos da águas dos Solimões e Ay kakyri tama: Eu moro na cidade fazendo os(as) alunos(as) observarem a qualidade estética e as particularidades identitárias dessa produção. Por fim, como fundamentação teórica, utilizamos estudos de autores como Candido (1999), Todorov (2009), Cosson (2009), Pinheiro (2002, 2008, 2014), Dorrico (2018), Calixto (2019) Graúna (2013), Kambeba (2013, 2018), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Juliana Alves; SILVA, Tarcísio Augusto Alves. O Ensino da Temática Indígena. Recife: Rascunhos, 2017. Krenak, Ailton. Entrevista disponível em: .https://www.youtube.com/watch?v=ftJh8PiO1YU&t=225sAcesso em: 04 jun. 2021. CALIXTO, Lunara Abadia Gonçalves. Vozes das mulheres indígenas em Eliane Paiguara e Graça Graúna. Revista Trama, vol. 15, n. 34, 2019, p. 50-59. COSSON, Rildo. A sequência básica. In: COSSIN, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed São Paulo: Contexto, 2009. DORRICO, Julie; DANNER, Leno Francisco; CORREIA, Heloisa Helena Sirqueira; DANNER, Fernando. Literatura Indígena brasileira contemporânea. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018 GRAÚNA, Graça. Contrapontos da Literatura Indígena Contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2013. GRAÚNA, Graça. Entrevista com Graça Graúna, escritora indígena e professora da Universidade de Pernambuco: por Tarsila de Andrade Ribeiro Lima. Palimpsesto, Rio de Janeiro, n. 20, jan.-jun. 2015, p. 136-149. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/palimpsesto/article/viewFile/35069/24771A cesso em: 22 abr.2021. KAMBEBA, Márcia Wayna. Aykakyri Tama (Eu moro na cidade). Manaus: Grafisa, 2013. KAMBEBA, Márcia Wayna. O lugar do saber. São Leopoldo: Casa Leiria, 2018. PACINI, Aloir. PINHEIRO, Helder. Poesia na sala de aula. 2ª ed., João Pessoa: Idéia, 2002. PINHEIRO, Helder. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos: Revista de Pós-Graduação em Letras – UFPB. Vol. 10, nº 1, 2008. PINHEIRO, Hélder. Literatura: Ensino e pesquisa. In: CAMARGO, Flávio Pereira; MOREIRA, Miliane; FONSECA, Vilma Nunes da (org.) Olhares críticos sobre a literatura e ensino. São Paulo, 2014. Fonte Editorial. 50 Pesquisa Retratos da leitura no Brasil. Disponível em: http://prolivro.org.br/wpcontent/uploads/2020/07/apresentac%CC%A7a%CC%83opara publicar2019.pdfAcesso em: 14 abr. 2021. SANTOS, Carlos Henrique de Freita. Poesia e sensibilização. A poesia como instrumento para a formação de leitores de livros e da realidade no segundo ano do ensino médio. Paraná, 2007. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1364.pdf?PHPSESSID=200 9071511083864Acesso em 27 abr. 2021. TODOROV, T. A literatura em perigo. Trad. Caio meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vaneide Maria Luna.pdf757,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons