Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22949Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, Vaneide Maria Luna de | - |
| dc.date.accessioned | 2022-05-31T20:28:28Z | - |
| dc.date.available | 2021-07-20 | - |
| dc.date.available | 2022-05-31T20:28:28Z | - |
| dc.date.issued | 2021-07-02 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22949 | - |
| dc.description.abstract | This work, entitled Márcia Kambeba and indigenous poetry in the classroom: a proposal for high school, aims to show the importance of indigenous female authorship poetry in the classroom, highlighting its contribution to literary, humanizing education and citizen of readers in high school classes. For such a proposal, having as methodological approach the basic didactic sequence proposed by Rildo Cosson, we present reading and interpretation activities of three poems by Márcia Kambeba: Amazonidas, The children of the waters of the Solimões and Ay kakyri tama: I live in the citymaking the students observe the aesthetic quality and the identity particularities of this production. Finally, as theoretical foundation, we used studies by authors such as Candido (1999), Todorov (2009), Cosson (2009), Pinheiro (2002, 2008, 2014), Dorrico (2018), Calixto (2019) Graúna (2013), Kambeba (2013, 2018), among others. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-05-31T20:28:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC Vaneide Maria Luna.pdf: 775388 bytes, checksum: 5d5dedc4a93b72020cf5a299ac312e4c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-31T20:28:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC Vaneide Maria Luna.pdf: 775388 bytes, checksum: 5d5dedc4a93b72020cf5a299ac312e4c (MD5) Previous issue date: 2021-07-02 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Márcia Kambeba | pt_BR |
| dc.subject | Poesia | pt_BR |
| dc.subject | Autoria indígena | pt_BR |
| dc.subject | Letramento Literário | pt_BR |
| dc.subject | Sequência Básica | pt_BR |
| dc.title | Márcia Kambeba e a poesia de autoria indígena em sala de aula: uma proposta para o ensino médio | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lacerda Marques, Moama Lorena de | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 26/05/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 26/05/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho, intitulado Márcia Kambeba e a poesia de autoria indígena em sala de aula: uma proposta para o ensino médio, tem como objetivo mostrar a importância da poesia indígena de autoria feminina em sala de aula, destacando sua contribuição para a formação literária, humanizadora e cidadã de leitores(as) em turmas do Ensino Médio. Para tal proposta, tendo como recorte metodológico a sequência didática básica proposta por Rildo Cosson, apresentamos atividades de leitura e interpretação de três poemas de Márcia Kambeba: Amazonidas, Os filhos da águas dos Solimões e Ay kakyri tama: Eu moro na cidade fazendo os(as) alunos(as) observarem a qualidade estética e as particularidades identitárias dessa produção. Por fim, como fundamentação teórica, utilizamos estudos de autores como Candido (1999), Todorov (2009), Cosson (2009), Pinheiro (2002, 2008, 2014), Dorrico (2018), Calixto (2019) Graúna (2013), Kambeba (2013, 2018), entre outros. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | ANDRADE, Juliana Alves; SILVA, Tarcísio Augusto Alves. O Ensino da Temática Indígena. Recife: Rascunhos, 2017. Krenak, Ailton. Entrevista disponível em: .https://www.youtube.com/watch?v=ftJh8PiO1YU&t=225sAcesso em: 04 jun. 2021. CALIXTO, Lunara Abadia Gonçalves. Vozes das mulheres indígenas em Eliane Paiguara e Graça Graúna. Revista Trama, vol. 15, n. 34, 2019, p. 50-59. COSSON, Rildo. A sequência básica. In: COSSIN, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed São Paulo: Contexto, 2009. DORRICO, Julie; DANNER, Leno Francisco; CORREIA, Heloisa Helena Sirqueira; DANNER, Fernando. Literatura Indígena brasileira contemporânea. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018 GRAÚNA, Graça. Contrapontos da Literatura Indígena Contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2013. GRAÚNA, Graça. Entrevista com Graça Graúna, escritora indígena e professora da Universidade de Pernambuco: por Tarsila de Andrade Ribeiro Lima. Palimpsesto, Rio de Janeiro, n. 20, jan.-jun. 2015, p. 136-149. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/palimpsesto/article/viewFile/35069/24771A cesso em: 22 abr.2021. KAMBEBA, Márcia Wayna. Aykakyri Tama (Eu moro na cidade). Manaus: Grafisa, 2013. KAMBEBA, Márcia Wayna. O lugar do saber. São Leopoldo: Casa Leiria, 2018. PACINI, Aloir. PINHEIRO, Helder. Poesia na sala de aula. 2ª ed., João Pessoa: Idéia, 2002. PINHEIRO, Helder. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos: Revista de Pós-Graduação em Letras – UFPB. Vol. 10, nº 1, 2008. PINHEIRO, Hélder. Literatura: Ensino e pesquisa. In: CAMARGO, Flávio Pereira; MOREIRA, Miliane; FONSECA, Vilma Nunes da (org.) Olhares críticos sobre a literatura e ensino. São Paulo, 2014. Fonte Editorial. 50 Pesquisa Retratos da leitura no Brasil. Disponível em: http://prolivro.org.br/wpcontent/uploads/2020/07/apresentac%CC%A7a%CC%83opara publicar2019.pdfAcesso em: 14 abr. 2021. SANTOS, Carlos Henrique de Freita. Poesia e sensibilização. A poesia como instrumento para a formação de leitores de livros e da realidade no segundo ano do ensino médio. Paraná, 2007. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1364.pdf?PHPSESSID=200 9071511083864Acesso em 27 abr. 2021. TODOROV, T. A literatura em perigo. Trad. Caio meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Vaneide Maria Luna.pdf | 757,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
