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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22966
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josinalva Dias do Nascimento-
dc.date.accessioned2022-06-02T18:17:40Z-
dc.date.available2022-06-02-
dc.date.available2022-06-02T18:17:40Z-
dc.date.issued2022-05-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22966-
dc.description.abstractThe present work aims to develop a Didactic Sequence that discusses concepts of Financial Education for a 6th grade class of Elementary School in a public school in the municipality of Cuitegi, Paraíba. This was based on the National Curricular Common Base - BNCC (BRASIL, 2017), by the National Curricular Parameters - PCN (BRASIL, 1998) and other authors who discuss the theme. The research was structured in three parts, diagnosis, elaboration and execution of a Didactic Sequence and discussion of the results. The methodology used is characterized by being an exploratory study of an action-research character, carried out at the beginning of the 2022 school year with 39 students in a class of the 6th year of Elementary School. When carrying out the first stage of the study, the diagnosis, it was proven, in the analysis of the results, that the participants have considerable knowledge about Financial Education and demonstrate, despite their young age, an awareness of the importance of financial planning to manage money. correctly. Then, we developed and applied a Didactic Sequence aimed at discussing the importance of money, the need to save for future planning, percentage and discount. In this context, we conclude that Financial Education at school is important for the maturing of the theme, and it is necessary to raise debates to strengthen the mathematical knowledge already acquired, such as operations and consolidation of others, such as percentage and discounts, contributing to adequate planning, financial organization and economics that involve students. The study was expanded at school with the aim of contemplating the families of the students, when the students became multipliers of knowledge in their homes, in addition to taking the proposal of discussion of the theme to all school years of this educational institution, being inserted in the Curriculum Proposal of the school by the faculty, pedagogical team and management team of the school, seeking to generate and strengthen a financial and economic awareness capable of making them better managers of their financial resources in a responsible way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-06-02T18:17:40Z No. of bitstreams: 1 JDNA02062022.pdf: 828543 bytes, checksum: cf49e5a3ef4505260831b309cea6a522 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-02T18:17:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JDNA02062022.pdf: 828543 bytes, checksum: cf49e5a3ef4505260831b309cea6a522 (MD5) Previous issue date: 2022-05-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectSequência didática - Númerospt_BR
dc.titleEducação financeira na sala de aula: desenvolvendo atividades de matemática para o 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo elaborar uma Sequência Didática que discuta conceitos de Educação Financeira para uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Cuitegi, Paraíba. Esta foi embasada pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998) e outros autores que discutem a temática. A pesquisa foi estruturada em três partes, diagnóstico, elaboração e execução de uma Sequência Didática e discussão dos resultados. A metodologia utilizada caracterizase por ser um estudo exploratório de caráter pesquisa-ação, realizada no início do ano letivo de 2022 com 39 alunos em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Ao realizarmos a primeira etapa do estudo, o diagnóstico, foi comprovado, na análise dos resultados, que os participantes possuem um considerável conhecimento sobre a Educação Financeira e demonstram, apesar da pouca idade, uma consciência da importância de um planejamento financeiro para administrar o dinheiro de forma correta. Em seguida, elaboramos e aplicamos uma Sequência Didática voltada para discussão da importância do dinheiro, da necessidade de poupar para realização de planejamentos futuros, porcentagem e desconto. Nesse contexto, concluímos que a Educação Financeira na escola é importante para o amadurecimento do tema, sendo necessário levantar debates para fortalecer os conhecimentos matemáticos já adquiridos como as operações e consolidação de outros, como porcentagem e descontos, contribuindo para um planejamento adequado, organização financeira e econômica que envolvam os alunos. O estudo foi ampliado na escola com o intuito de contemplar as famílias dos estudantes, quando os discentes tornaram-se multiplicadores do conhecimento em suas residências além de levar a proposta de discussão da temática para todos os anos escolares dessa instituição de ensino, sendo inserido na Proposta Curricular da escola pelo corpo docente, equipe pedagógica e equipe gestora da escola, em busca de gerar e fortalecer uma consciência financeira e econômica capaz de torná-los melhores administradores dos seus recursos financeiros de forma responsável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

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