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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22967
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Jorge Flávio Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-02T18:41:02Z | - |
dc.date.available | 2022-05-02 | - |
dc.date.available | 2022-06-02T18:41:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22967 | - |
dc.description.abstract | The objective of this research was to develop didactic activities for the teaching of mathematics through thematic units, from the 6th to the 9th year of Elementary School, from the conceptual discussion of mathematics using Tangram and its versions. To me et the objective of the study, we approach theorists and laws that discuss and guide the application, such as: Souza et al (1997), Farias, Azeredo and Rego (2016), PCN (BRASIL, 1998) and the BNCC (BRASIL, 2017). The research methodology was characterized by being of an exploratory character of the qualitative type, applied in two classes of the 6th year of Elementary School of a public school in the rural area of the municipality of Campina Grande, Paraíba. The study was organized in three stages: first we did a bibliographic study for the theoretical basis of our research, then the Didactic Sequence for five days with the use of Tangram in the discussion of Numbers, Geometry, Quantities and Measures and Algebra, finally we applied the Sequence in the two participating classes. The results revealed that students mostly come from low-income families, living in a rural settlement near the school, have a lot of difficulty in the concepts of geometry, a fact that was aggravated by the pandemic that in recent years, without classes face-to-face, making it difficult to understand mathematical concepts such as: parallel and perpendicular lines, polygons, vertices, fractions and even in the four operations. We conclude that our proposal was important and successful in the application of the Didactic Sequence, since we used practical examples with concrete material, most students understood the concepts taught satisfactorily, in addition, we gained their attention through the game. Evidently, the work must be continue d and expanded, as the teaching of mathematics is a constant construction and that everyone has the right to access formal knowledge, guaranteeing the principle of equity in mathematical knowledge. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-06-02T18:41:02Z No. of bitstreams: 1 JFSS02062022.pdf: 882963 bytes, checksum: 1cebd45553b2a08ee376b7e38132857d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-02T18:41:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JFSS02062022.pdf: 882963 bytes, checksum: 1cebd45553b2a08ee376b7e38132857d (MD5) Previous issue date: 2022-05-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Tangram | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática - Geometria e números | pt_BR |
dc.title | A utilização do tangram na matemática escolar: uma proposta didática para as unidades temáticas do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Farias, Severina Andréa Dantas de | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi de elaborar atividades didáticas para as unidades temáticas de matemática, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a partir da discussão das habilidades e utilização do tangram e de suas versões. Para atender ao objetivo do estudo abordamos teóricos e leis que discutem e orientam a aplicação, tais como: Souza et al (1997), Farias, Azeredo e Rêgo (2016), PCN (BRASIL, 1998) e a BNCC (BRASIL, 2017). A metodologia da pesquisa se caracterizou por ser de caráter exploratório do tipo qualitativo, aplicada em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da zona rural do município de Campina Grande, Paraíba. O estudo foi organizado em três etapas: primeiro o estudo bibliográfico para embasamento teórico da nossa pesquisa, depois a elaboração da sequência didática para cinco dias com a utilização do Tangram na unidade temática Números, Geometria, Grandezas e Medidas e Álgebra, por último a aplicação da sequência didática nas duas turmas participantes. Os resultados revelaram que os alunos, em sua maioria, são oriundos de famílias de baixa renda, residentes em um assentamento rural existente nas proximidades da escola, possuem muita dificuldade nos conceitos de geometria, fato este agravado pela pandemia, que nos últimos anos sem as aulas presenciais, dificultou o entendimento dos conceitos matemáticos dos participantes, tais como: retas paralelas e perpendiculares, polígonos, vértices, frações e até mesmo as quatro operações. Concluímos que nossa proposta foi importante e exitosa na aplicação da sequência didática, uma vez que utilizamos exemplos práticos com material concreto e jogos, o que favoreceu a compreensão dos conceitos geométricos e numéricos e a atenção dos alunos de forma satisfatória. Evidentemente que o trabalho deve ser continuado e ampliado, pois o ensino da matemática é uma construção constante e que todos tem o direito ao acesso do conhecimento formal, garantindo o princípio de equidade da matemática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
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