Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFurtado, Fernanda Lúcia Acioli-
dc.date.accessioned2022-06-06T17:05:57Z-
dc.date.available2022-02-26-
dc.date.available2022-06-06T17:05:57Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22979-
dc.description.abstractThis research aims at understanding in which ways musical style and autoethnography can contribute to the construction of the performance of the piece Pequeno Concerto para Violino e Cordas by Edino Krieger. Therefore, I present a theoretical framework with a concept of style and performance autoethnography. Therefore, in this artistic research, I use the study of style and performance autoetnography as part of the methodology. Integrating the study of style, I offer a brief biography of the composer and also a contextualization and analysis of the piece, using pitch-class set theory. I then present a few performances available in digital platforms and some of their contributions to the consolidation of the piece’s style. After that, I present my own path as a performer and a reflection about the performance of the digital concert that I published on YouTube, which I comment in brief demonstrations of bits of the Pequeno Concerto. This research is justified by the importance of the performer’s point of view in the artistic creation of a musical work, because the autoetnography makes explicit the practical processes involved in a performance. I then emphasize the relevance studying style and the process of performance autoetnography in the construction of the piece through musical expressiveness. In the final considerations I reinforce that each performer is unique and influences other performers in the consolidation of a musical style. Therefore, this research can serve so that the academic community can reflect on the complexities of creative processes in performance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-05-18T13:05:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FernandaLúciaAcioliFurtado_Dissert.pdf: 4811881 bytes, checksum: 6fe158a469dce244766bb84a783d2537 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-06-06T17:05:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FernandaLúciaAcioliFurtado_Dissert.pdf: 4811881 bytes, checksum: 6fe158a469dce244766bb84a783d2537 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-06T17:05:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FernandaLúciaAcioliFurtado_Dissert.pdf: 4811881 bytes, checksum: 6fe158a469dce244766bb84a783d2537 (MD5) Previous issue date: 2021-12-16en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEdino Kriegerpt_BR
dc.subjectPequeno concerto para violino e cordaspt_BR
dc.subjectAutoetnografia da performancept_BR
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectPerformance autoethnographypt_BR
dc.subjectMusic performancept_BR
dc.titleO pequeno concerto para violino e cordas de Edino Krieger: estudo do estilo e autoetnografia da performance com ênfase na expressividade musicalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bujes, Paula Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4350825731514394pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3623889776896354pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral compreender de que forma o estilo musical e a autoetnografia podem contribuir na construção da performance do Pequeno Concerto para Violino e Cordas de Edino Krieger. Diante disso, apresento na fundamentação teórica a conceituação de estilo e da autoetnografia da performance. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi a autoetnografia que tive como ferramentas o diário reflexivo e gravações em vídeos. Como parte do estudo do estilo, faço uma breve biografia do compositor bem como a contextualização e análise da obra, tendo como base a teoria dos conjuntos. Apresento ainda as performances disponíveis nas plataformas digitais e algumas de suas contribuições para a consolidação do estilo da obra. Em seguida, apresento minha trajetória como performer e uma reflexão acerca do concerto digital realizado no canal do YouTube, que motivou um estudo mais aprofundado sobre a expressividade da performance musical, que comento em breves demonstrações de trechos do Pequeno Concerto. Esta pesquisa justifica-se pela valorização do ponto de vista do performer na criação artística da obra musical, pois o método da autoetnografia coloca em evidência a experiência prática da construção de uma performance. Ressalto a relevância do estudo do estilo e a autoetnografia da performance na construção do meu entendimento da obra e da expressividade musical. Nas considerações finais destaco que o performer é único na construção da sua performance, mas que outros performers contribuem na construção de estilo. Com isso, a presente pesquisa espera contribuir com a comunidade acadêmica e que possa refletir sobre as complexidades dos processos criativos em performance.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandaLúciaAcioliFurtado_Dissert.pdf4,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons