Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Maria de Lourdes de Azevedo-
dc.date.accessioned2022-06-06T18:57:52Z-
dc.date.available2021-12-27-
dc.date.available2022-06-06T18:57:52Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22997-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the implementation process of the Programa Criança Feliz, in the state of Paraíba, seeking to analyze its consequences in the care-educating relationship of children aged zero to three years old. As an instrument of social policies instituted through Decree n. 8,869, dated 10/05/2016, but amended by Decree No. 9,579, dated 11/22/2018, the Happy Child Program uses intersectorality as a strategy to achieve its goals. However, since its creation, there has been much criticism from the workers of the Unified Social Assistance System (SUAS), supported by the Front in Defense of SUAS and Social Security – a collective formed by workers, users and scholars of social assistance. From a methodological point of view, it is a qualitative, documentary and exploratory research, which uses a dialectical perspective to support knowledge and analysis of concrete social and educational realities. The research concludes, mainly, that: the Happy Child Program negatively compromises professionalization and social rights, integrating the process of retrogression of social and political achievements that began before in the conservative and ultraliberal government instituted after the 2016 coup.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-05-20T13:59:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaDeLourdesDeAzevedoSoares_Dissert.pdf: 9391186 bytes, checksum: 6d8b69ea300ee0872b2e1fb82ef103c8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-06-06T18:57:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaDeLourdesDeAzevedoSoares_Dissert.pdf: 9391186 bytes, checksum: 6d8b69ea300ee0872b2e1fb82ef103c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-06T18:57:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaDeLourdesDeAzevedoSoares_Dissert.pdf: 9391186 bytes, checksum: 6d8b69ea300ee0872b2e1fb82ef103c8 (MD5) Previous issue date: 2021-08-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectMarco legal da infânciapt_BR
dc.subjectPrograma Criança Felizpt_BR
dc.subjectKidpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectLegal framework for childhoodpt_BR
dc.subjectHappy Child Programpt_BR
dc.titleO programa Criança Feliz na Paraíba: limites e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Hermida, Jorge Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339043311979485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9892470779413732pt_BR
dc.description.resumoInvestigar o processo de implementação do Programa Criança Feliz, no Estado da Paraíba, trazendo uma análise de seus desdobramentos na relação cuidar-educar das crianças de zero a três anos de idade. Enquanto instrumento de políticas sociais instituído pelo Decreto n. 8.869, de 5/10/2016, e alterado posteriormente pelo Decreto n° 9.579v, de 22/11/2018, o Programa Criança Feliz utiliza a intersetorialidade como estratégia para alcançar seus objetivos. Entretanto, desde a sua criação, muitas críticas têm sido feitas pelos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), apoiados pela Frente em Defesa do SUAS e da Seguridade Social – coletivo formado por trabalhadores, usuários e estudiosos da assistência social. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e exploratória, que recorre à perspectiva dialética para subsidiar o conhecimento e a análise das realidades social e educacional concretas. A pesquisa conclui, principalmente, que: o Programa Criança Feliz compromete negativamente a profissionalização e os direitos sociais, e traz significativos retrocessos às conquistas sociais e políticas iniciadas anterior ao governo conservador e ultraliberal instituído após o golpe político-jurídico-midiático de 2016.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaDeLourdesDeAzevedoSoares_Dissert.pdf9,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons