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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22998
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Leite, Nayara Klécia Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-06T18:58:23Z | - |
dc.date.available | 2022-03-24 | - |
dc.date.available | 2022-06-06T18:58:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22998 | - |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the construction of the character Nadia Vulvokov, protagonist of the Netflix series Russian Doll. Narratology served as an analytical basis for understanding not only the character category, but also narrative time and focus, due to the relevance in the narrative context of the series, as well as the relationship that these categories establish with each other throughout the series. It also analyzes the unconventional way in which the categories time and focus are constructed in the series from the concept of complex narratives, which made it possible to observe complexifying aspects that intertwine and contribute to the construction of the character in the manipulation of time in a loop, as well as as in the change of narrative focus from the arrival of a new character who starts to co-star in the series. In the field of character, we seek to understand how the fictional serial narrative has built views on the feminine and increasingly represented “difficult women”, or complex women, capable of breaking with stereotyped construction patterns, presenting characteristics closer to the antithesis. -heroism for its imperfections and ambiguities than for the impeccability of the heroines of yore. The dialogues and intertextualities that the series develops, mainly from the Russian or matrioska dolls and mirrors, made it possible to deepen Nadia's analysis and revealed essential subjectivities for the understanding of the character's journey. The Russian Boneca series presents, therefore, a complex narrative, both in terms of the manipulation of narrative time and the focus, but, especially, by the construction of characters that differ from conventional patterns of representations, especially female, pointing to a post-modern trend. - modernity of these productions in the context of serial fictional narrative. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-05-20T16:46:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NayaraKléciaOliveiraLeite_Dissert.pdf: 2063153 bytes, checksum: 4ebd9077723c06ae87876c88f3016879 (MD5) | en |
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dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Personagem | pt_BR |
dc.subject | Narrativas complexas | pt_BR |
dc.subject | Tempo narrativo | pt_BR |
dc.subject | Focalização | pt_BR |
dc.subject | Boneca russa | pt_BR |
dc.subject | Character | pt_BR |
dc.subject | Complex narratives | pt_BR |
dc.subject | Narrative time | pt_BR |
dc.subject | Focusing | pt_BR |
dc.subject | Russian doll | pt_BR |
dc.title | Narrativas seriadas complexas: a construção da personagem na série boneca russa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Magalhães, Luiz Antonio Mousinho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0046517404942505 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8245770926682396 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção da personagem Nadia Vulvokov, protagonista da série Boneca russa, da Netflix. A narratologia serviu de base analítica para a compreensão não apenas da categoria personagem, como também tempo narrativo e focalização, devido à relevância no contexto narrativo da série, bem como da relação que tais categorias estabelecem entre si no decorrer da mesma. Analisa-se ainda a forma não convencional com a qual os elementos tempo e focalização são construídos na série a partir do conceito de narrativas complexas, que possibilitou observar aspectos complexificadores que se entrelaçam e contribuem para a construção da personagem na manipulação do tempo em loop, assim como na mudança de foco narrativo a partir da chegada de um novo personagem que passa a coprotagonizar a série. No campo da personagem, busca-se compreender de que forma a narrativa ficcional seriada tem construído olhares sobre o feminino e representado cada vez mais “mulheres difíceis”, ou complexas, capazes de romper com padrões de construção estereotipados, apresentando características mais próximas do anti-heróismo por suas imperfeições e ambiguidades do que da irretocabilidade das heroínas de outrora. Os diálogos e intertextualidades que a série desenvolve, principalmente a partir das bonecas russas ou matrioskas e dos espelhos, possibilitaram o aprofundamento da análise de Nadia e revelaram subjetividades essenciais para a compreensão da jornada da personagem. A série Boneca russa apresenta, portanto, uma narrativa complexa, tanto no que refere à manipulação do tempo narrativo quanto da focalização, mas, especialmente, pela construção de personagens que se diferenciam dos padrões convencionais de representação, sobretudo femininas, apontando para uma tendência pós-moderna dessas produções no contexto da narrativa ficcional seriada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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