Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Rosângela Miranda de-
dc.date.accessioned2017-09-21T13:16:26Z-
dc.date.available2017-08-09-
dc.date.available2017-09-21T13:16:26Z-
dc.date.issued2017-07-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2307-
dc.description.abstractOne of the areas of study in Biology is Zoology that is present in the curricula of Basic Education in the 7th Year of Elementary School and in the Second Year of High School. These contents bring with them a multitude of concepts and competences. What has been witnessed in Basic Education Science and Biology are lectures in which there is a great lack of use of other didactic resources, such as practical classes and play activities. In Brazilian schools the dispute with technology becomes constant. Today's students live in the world of digital devices. In this way it is up to the researchers of the area to look for new resources that can stimulate the participation of these students in the classroom. This work aimed at analyzing different pedagogical strategies for the teaching of Science and Biology, specifically for the content of Arthropods: application of digital resources, using the Kahoot platform, and construction of didactic models of arthropods with low cost materials in 7th class Year of Primary Education and 2nd Year of High School of a state public school located in the city of Areia-PB. In this way a sequence of pedagogical strategies was carried out: teaching, use of a quiz game, online and elaboration of didactic models. From the construction of models it was possible to investigate an active process of learning, especially with regard to the morphological aspects of arthropods, with the use of quiz game (Kahoot) there was a greater motivation and interest of the students to participate in the classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by paulo silva (sitiojaq@bol.com.br) on 2017-09-21T13:16:26Z No. of bitstreams: 1 RML09082017.pdf: 1951582 bytes, checksum: 49d5d7a436fd4b5b5680566b3c91be74 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-21T13:16:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RML09082017.pdf: 1951582 bytes, checksum: 49d5d7a436fd4b5b5680566b3c91be74 (MD5) Previous issue date: 2017-07-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e Ensino - Metodologiapt_BR
dc.subjectModelos Didáticos - Artrópodespt_BR
dc.subjectEnsino - Plantaforma Kahootpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleUTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE ARTRÓPODES COMO FERREMANTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Carlos Henrique de-
dc.contributor.referee1Guimaraes, Andreia de Souza-
dc.contributor.referee2Xavier, Wilson José Félix-
dc.description.resumoUm dos ramos da Biologia é a Zoologia que está presente nos currículos da Educação Básica no 7º Ano do Ensino Fundamental e no 2º Ano do Ensino Médio. Esses conteúdos trazem consigo uma infinidade de conceitos e competências. O que se tem presenciado no Ensino Básico de Ciências e Biologia são aulas expositivas em que há uma grande carência da utilização de outros recursos didáticos, como aulas práticas e atividades lúdicas. Nas escolas brasileiras a disputa com a tecnologia se torna constante. Os alunos de hoje vivem no mundo dos dispositivos digitais. Desta forma cabe aos pesquisadores da área buscarem novos recursos que possam estimular a participação desses alunos em sala de aula. Este trabalho teve como objetivo analisar diferentes estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências e Biologia, especificamente para o conteúdo dos Artrópodes: aplicação de recursos digitais, utilizando a plataforma Kahoot, e construção de modelos didáticos de artrópodes com materiais de baixo custo em turmas de 7º Ano do Ensino Fundamental e 2º Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada no município de Areia-PB. Dessa forma foi realizada uma sequência de estratégias pedagógicas: ensino, uso de um quiz game, online e elaboração de modelos didáticos. A partir da construção de modelos foi possível averiguar um processo ativo de aprendizagem, principalmente no que diz respeito aos aspectos morfológicos dos artrópodes, com a utilização do quiz game (Kahoot) houve uma maior motivação e interesse dos alunos em participar das aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RML09082017.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.