Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Andressa Sullamyta Pessoa de-
dc.date.accessioned2017-09-21T17:39:26Z-
dc.date.available2013-04-15-
dc.date.available2017-09-21T17:39:26Z-
dc.date.issued2013-04-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2313-
dc.description.abstractTRABALHO NÃO POSSUI ABSTRACTpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-09-21T17:39:26Z No. of bitstreams: 2 ASPS21092017.pdf: 1198350 bytes, checksum: 3e164d2c94928e6e1677aaacfea63778 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-21T17:39:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ASPS21092017.pdf: 1198350 bytes, checksum: 3e164d2c94928e6e1677aaacfea63778 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2013-04-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPLANEJAMENTO ESTRATÉGICOpt_BR
dc.subjectESTRATÉGIA ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subjectMOTIVAÇÃO DO EMPREGADOpt_BR
dc.subjectSATISFAÇÃO DOS COLABORADORESpt_BR
dc.titleA influência do planejamento estratégico como ferramenta motivacional na Escola Brasileira de Ensino Jurídico na Internetpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1GONÇALVES, Helen Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718875Y5pt_BR
dc.contributor.referee1HELAL, Diogo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4440249T7pt_BR
dc.description.resumoNo atual mundo dos negócios, desenvolver um contexto de relações humanas sem perder o foco nas estratégias organizacionais é uma grande vantagem para os Administradores. Com isso em mente, o presente estudo teve por objetivo entender melhor a relação entre o processo de construção e implantação de um planejamento estratégico na motivação dos colaboradores da Escola Brasileira de Ensino Jurídico na Internet, a partir da análise da influência do uso desse planejamento como ferramenta motivacional. Como base para este trabalho, destacam-se as teorias motivacionais de Maslow, Herzberg e Vroom. A pesquisa teve caráter descritivo e uma abordagem quantitativa com a aplicação de questionários em dois momentos: antes do planejamento e após a sua implantação para um comparativo e uma análise do impacto deste nos critérios de motivação, comprometimento e missão e estratégia, trabalhados na metodologia de diagnóstico organizacional elaborada por Burke e Litwin. O estudo foi realizado com a participação de oito colaboradores de cargos táticos e operacionais. A partir dos resultados, concluiu-se que a influência do planejamento na motivação da equipe teve impacto negativo representado por uma queda 2% no índice de satisfação geral com a empresa. Este resultado já era esperado, pois, todo processo de mudança que mexe com a rotina de um grupo pode causar insatisfação. Porém, depois de uma análise individual qualitativa de cada item, e devido a sua inexpressividade, este dado pôde ser questionado, uma vez que em grande parte das respostas os colaboradores concordaram com os efeitos positivos do processo e perceberam impactos significativos no clima organizacional, confirmando a relação positiva entre o planejamento e a motivação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASPS21092017.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons