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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23163
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Susany da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T15:10:54Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01 | - |
dc.date.available | 2022-06-21T15:10:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23163 | - |
dc.description.abstract | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that remains undefined as a specific diagnostic marker has not yet been found. It is associated with the presence of repetitive and stereotyped patterns of behavior, as well as deficiency in interaction and social communication and irregular intellectual development. The diagnosis is clinical based on the child's developmental anamnesis and the criteria of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5). The current scenario of pandemic by COVID-19 decreed since March 11, 2020 promotes social distancing, harming children with ASD. Clinics, schools, and institutions are suspending activities and children and adolescents with ASD have stayed longer at home, with their routine modified, causing discomfort and suffering. Given the need to verify the impact of social distancing, this study aims to evaluate the influence of pandemic control measures by COVID-19 on the lives of children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD) | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rodrigo Meschiatti (rodmeschi@gmail.com) on 2022-06-21T15:10:54Z No. of bitstreams: 1 SUSANY DA SILVA SOUZA - TCC.pdf: 1396955 bytes, checksum: bcb3af341a359cf309decec5fe0a0aab (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-21T15:10:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SUSANY DA SILVA SOUZA - TCC.pdf: 1396955 bytes, checksum: bcb3af341a359cf309decec5fe0a0aab (MD5) Previous issue date: 2021-02-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.title | Influência das medidas de controle da pandemia pelo COVID-19 no desenvolvimento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Wanderley, Juliana Carneiro Monteiro | - |
dc.description.resumo | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que permanece sem definição etiológica, pois ainda não foiencontrado um marcador diagnóstico específico. Está associado à presença de padrões repetitivos e estereotipados de comportamento, além dedeficiência na interação e comunicação social e desenvolvimento intelectual irregular. O diagnóstico é clínico baseado na anamnese dedesenvolvimento da criança e nos critérios do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5). O cenário atual de pandemia porCOVID-19 decretado desde 11 de março de 2020 promove o distanciamento social, prejudicando as crianças com TEA. As clínicas, escolas, einstituições estão suspendendo as atividades e as crianças e adolescentes com TEA têm ficado mais tempo em casa, com sua rotina modificada,provocando desconforto e sofrimento. Diante da necessidade em verificar o impacto do distanciamento social, este trabalho objetiva avaliar ainfluência das medidas de controle da pandemia pelo COVID-19 na vida de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Medicina | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Medicina |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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