Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Susany da Silva-
dc.date.accessioned2022-06-21T15:10:54Z-
dc.date.available2023-02-01-
dc.date.available2022-06-21T15:10:54Z-
dc.date.issued2021-02-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23163-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that remains undefined as a specific diagnostic marker has not yet been found. It is associated with the presence of repetitive and stereotyped patterns of behavior, as well as deficiency in interaction and social communication and irregular intellectual development. The diagnosis is clinical based on the child's developmental anamnesis and the criteria of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5). The current scenario of pandemic by COVID-19 decreed since March 11, 2020 promotes social distancing, harming children with ASD. Clinics, schools, and institutions are suspending activities and children and adolescents with ASD have stayed longer at home, with their routine modified, causing discomfort and suffering. Given the need to verify the impact of social distancing, this study aims to evaluate the influence of pandemic control measures by COVID-19 on the lives of children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD)pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rodrigo Meschiatti (rodmeschi@gmail.com) on 2022-06-21T15:10:54Z No. of bitstreams: 1 SUSANY DA SILVA SOUZA - TCC.pdf: 1396955 bytes, checksum: bcb3af341a359cf309decec5fe0a0aab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-21T15:10:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SUSANY DA SILVA SOUZA - TCC.pdf: 1396955 bytes, checksum: bcb3af341a359cf309decec5fe0a0aab (MD5) Previous issue date: 2021-02-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.titleInfluência das medidas de controle da pandemia pelo COVID-19 no desenvolvimento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Wanderley, Juliana Carneiro Monteiro-
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que permanece sem definição etiológica, pois ainda não foiencontrado um marcador diagnóstico específico. Está associado à presença de padrões repetitivos e estereotipados de comportamento, além dedeficiência na interação e comunicação social e desenvolvimento intelectual irregular. O diagnóstico é clínico baseado na anamnese dedesenvolvimento da criança e nos critérios do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5). O cenário atual de pandemia porCOVID-19 decretado desde 11 de março de 2020 promove o distanciamento social, prejudicando as crianças com TEA. As clínicas, escolas, einstituições estão suspendendo as atividades e as crianças e adolescentes com TEA têm ficado mais tempo em casa, com sua rotina modificada,provocando desconforto e sofrimento. Diante da necessidade em verificar o impacto do distanciamento social, este trabalho objetiva avaliar ainfluência das medidas de controle da pandemia pelo COVID-19 na vida de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMedicinapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUSANY DA SILVA SOUZA - TCC.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.