Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMuniz, Ananda Oliveira-
dc.date.accessioned2022-07-08T13:13:51Z-
dc.date.available2022-07-08-
dc.date.available2022-07-08T13:13:51Z-
dc.date.issued2022-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23308-
dc.description.abstractMathematical assessment has been the object of numerous researches, reflections and interventions in the constant search for improvement of teaching and learning processes. This work, aimed to analyze and discuss different conceptions of learning assessment based on the experience of a group of mathematics teachers from public, private and higher education. The theorists whose works served as ground to guide the references used and all study developed, during the research, especially on reflective sessions, we can cite: Buriasco, Luckesi e Hoffmann. It is a qualitative research of exploratory and explanatory type, the data were collected through an online questionnaire applied to the mentioned professors. In general, we can say that the research revealed that the conceptions of the collaborating teachers corroborate an evaluative practice concerned with student learning. W e highlight the limitation in this investigation, since it was based on the self-report of mathematics teachers. As a conclusion of the investigation, we realized the need for investments in initial and continuous training courses to develop studies, both in relation to the didactic-pedagogical processes of teaching and learning of Mathematics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-07-08T13:13:51Z No. of bitstreams: 1 AOM08072022.pdf: 704623 bytes, checksum: 260f416bea5247693bf7814290020bde (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-08T13:13:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AOM08072022.pdf: 704623 bytes, checksum: 260f416bea5247693bf7814290020bde (MD5) Previous issue date: 2022-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagem matemáticapt_BR
dc.subjectConcepção docente - Aprendizagem matemáticapt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores de matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Miriam da Silva-
dc.description.resumoA avaliação em matemática tem sido objeto de inúmeras pesquisas, reflexões e intervenções na busca constante de aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa, objetivou analisar e discutir diferentes concepções de avaliação da aprendizagem a partir da experiência de um grupo de professores de matemática do ensino básico público e privado e do ensino superior público. Dentre os principais trabalhos que embasaram o referencial teórico e todo o trabalho desenvolvido durante a pesquisa, especialmente as sessões reflexivas, podemos citar os de Buriasco, Luckesi e Hoffmann. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa do tipo exploratória e explicativa, os dados foram coletados através de questionário online aplicado aos docentes mencionados. De modo geral, podemos dizer que a pesquisa revelou que as concepções dos docentes colaboradores corroboram para uma prática avaliativa preocupada com a aprendizagem dos alunos. Destacamos a limitação existente nesta investigação, uma vez que se baseou no autorrelato dos docentes de matemática. Como conclusão da investigação, percebemos a necessidade de investimentos nos cursos de formação inicial e continuada para desenvolver estudos, tanto em relação aos processos didático-pedagógicos do ensino e como da aprendizagem da Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AOM08072022.pdf688,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.