Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSales, Alberlene Baracho-
dc.date.accessioned2022-07-08T19:00:42Z-
dc.date.available2022-03-22-
dc.date.available2022-07-08T19:00:42Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23331-
dc.description.abstractBrazil is a multi-religious country, with a noteworthy ethnic and cultural variety. Nevertheless, during many years of our history, only one religion was contemplated by heritage public policies as though only the Catholic religion represented the whole country. Our research proposes to analyze the process of recognition of non-catholic religions, how they influenced and conquered space for recognition among the embargoes that occurred as a consequence of religious and/or ethnic intolerance. The heritage public policies comprise the recognition, conservation and protection of tangible and intangible cultural assets that are considered the common property of the population. In this research, we specifically selected the built heritage of three different religions that have marked the history of our country, namely: the Presbyterian Cathedral in Rio de Janeiro-RJ-Brazil; the Terreiro de Candomblé Ilê Axé Oxumaré in Salvador, Bahia-Brazil; and the Shin Buddhist Temple Terra Pura, Brasília-Brazil. In bibliographic research, of ethnographic scope, we trace a determinant that presents the existing interconnection between identity-architecture-religion, which directs us to understand the steps between intolerance and recognition.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-06-20T17:01:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlberleneBarachoSales_Dissert.pdf: 2838132 bytes, checksum: 20c13d7fdbb74d6f3741383721a2d228 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-07-08T19:00:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlberleneBarachoSales_Dissert.pdf: 2838132 bytes, checksum: 20c13d7fdbb74d6f3741383721a2d228 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-08T19:00:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlberleneBarachoSales_Dissert.pdf: 2838132 bytes, checksum: 20c13d7fdbb74d6f3741383721a2d228 (MD5) Previous issue date: 2021-12-15en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectEspaço sagradopt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectSacred placept_BR
dc.subjectHeritagept_BR
dc.titleEntre a graça, o axé e o dharma: uma análise comparativa das políticas públicas responsáveis pelo processo de reconhecimento do patrimônio de religiões acatólicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lemos, Fernanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3014983823033797pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8529583512077563pt_BR
dc.description.resumoO Brasil é um país plurirreligioso, de grande variedade étnica e cultural. Porém, durante muitos anos de nossa história apenas uma religião foi contemplada pelas políticas públicas patrimoniais, como se unicamente os bens materiais e imateriais da religião católica representasse todo o país. As políticas públicas de patrimônio compreendem o reconhecimento, tombamento e proteção dos bens culturais materiais e imateriais que são considerados bens comuns da população, nesta pesquisa selecionamos, especificadamente, o patrimônio edificado de três religiões distintas que marcaram a história de nosso país, sendo elas: a Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro-RJ-Brasil; o Terreiro de Candomblé Ilê Axé Oxumaré em Salvador, Bahia-Brasil; e o Templo Shin Budista Terra Pura, Brasília-Brasil. Nossa pesquisa se propôs a analisar o processo de reconhecimento do patrimônio das religiões acatólicas pelas políticas públicas, por meio de nossa amostra de acordo com o reconhecimento realizado nas esferas estaduais e federais. Abrangendo a perspectiva de como influenciaram e conquistaram espaço de reconhecimento, emergindo entre os embargos históricos derivados da intolerância religiosa e/ou étnica. Em uma investigação qualitativa descritiva de âmbito etnográfico, traçamos uma determinante que apresenta a interligação existente entre identidade-arquiteturareligião, que nos direciona a entender os passos entre a intolerância e o reconhecimento. Sob a ótica de multifaces da identidade nacional através da expressão arquitetônica se buscou ampliar a percepção do brasileiro, proporcionando a esse, a contar sua história mediante os personagens que outrora foram silenciados e, hoje, podem remontar suas memórias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlberleneBarachoSales_Dissert.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons