Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Angelina Silva de-
dc.date.accessioned2022-07-08T19:08:25Z-
dc.date.available2022-04-25-
dc.date.available2022-07-08T19:08:25Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23333-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the humor element present in André Ricardo Aguiar's children's work. In a more specific way, to present the books: O rato que roeu o rei (2007), Pequenas reinações (2012) and Chá de sumiço e Outros poemas assombrados (2013), as being these productions for the children's public in the bias of contemporaneity, comprehending the process of dialogue between the books and the scenario of the century's mutations for the realization of humor. In this sense, it is justified both by the literary quality of the writings of the aforementioned writer from Paraíba and by the lack of critical works about his work and the proposed subject, which made us believe that the research is significant in contributing to the establishment of the critical fortune. The corpus of this research is the before mentioned books, and it is through them that we seek to confirm the hypothesis raised: that of a process of meaning that took place through laughter, using elements such as jokes, word games, puns, reaching to a poetic construction in children's literature averse to utilitarian and pedagogic, works that establish themselves as children's production concerned with aesthetics. To support the analysis, texts by Bergson (2018), Freud (1905), Todorov (1980), Candido (1996), Hunt (2010), Bosi (1996), Ribeiro Neto (2015), Candido (1983), Barbosa Filho (2001), among others, were used. As a result, we observe a process of (re)signification that is not restricted to the exchange of place of the characters based on their characteristics, but that happens through elaborate work with the word, achieving a refined humor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-06-20T17:39:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AngelinaSilvaDeFarias_Dissert.pdf: 2187706 bytes, checksum: a989d83206e0a62b0137af1cb9b1b278 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-07-08T19:08:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AngelinaSilvaDeFarias_Dissert.pdf: 2187706 bytes, checksum: a989d83206e0a62b0137af1cb9b1b278 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-08T19:08:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AngelinaSilvaDeFarias_Dissert.pdf: 2187706 bytes, checksum: a989d83206e0a62b0137af1cb9b1b278 (MD5) Previous issue date: 2022-02-24en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura paraibanapt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectAndré Ricardo Aguiarpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectLiterature from Paraíbapt_BR
dc.subjectContemporaneitypt_BR
dc.titleO humor na obra infantil de André Ricardo Aguiarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3948051084706137pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2804798747354280pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação visa analisar o elemento humor presente na obra infantil de André Ricardo Aguiar. De forma mais específica, apresenta os livros: O rato que roeu o rei (2007), Pequenas reinações (2012) e Chá de sumiço e outros poemas assombrados (2013), como sendo estas produções para o público infantil no viés da contemporaneidade, compreendendo o processo de diálogo entre os livros e o cenário das mutações do século para a realização do humor. Nesse sentido, justifica-se tanto pela qualidade literária dos escritos do referido paraibano quanto pela ausência de trabalhos críticos a respeito da sua obra e do assunto proposto, o que nos fez acreditar que a pesquisa é significativa ao contribuir para o estabelecimento da fortuna crítica. O corpus dessa pesquisa são os livros supracitados, e é por meio deles que buscamos alcançar a confirmação da hipótese levantada: a de um de processo de significação ocorrido através do riso, ao valer-se de elementos como chiste, jogos de palavras, trocadilhos, alcançando uma construção poética na literatura infantil avessa ao utilitário e pedagogizante, obras que se firmam como produção infantil preocupada com a estética. Para dar suporte à análise, foram utilizados textos de Bergson (2018), Freud (1905), Todorov (1980), Candido (1996), Hunt (2010), Bosi (1996), Ribeiro Neto (2015), Candido (1983), Barbosa Filho (2001), entre outros. Como resultados, observamos um processo de (res)significação que não se restringe apenas à permuta de lugar das personagens a partir de suas características, mas que acontece por meio de elaborado trabalho com a palavra, alcançando refinado humor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AngelinaSilvaDeFarias_Dissert.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons