Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23344| Tipo: | Tese |
| Título: | Leituras e escritas de vida em A resposta e histórias cruzadas: estratégias metaficcionais no ensino fundamental, através do diálogo entre cinema, literatura e educação |
| Autor(es): | Mota, Késia Viviane da |
| Primeiro Orientador: | Azerêdo, Genilda |
| Resumo: | O presente trabalho constitui uma reflexão sobre o desafio de levar os conhecimentos que aprendemos na universidade à Educação Básica. Através da pesquisa bibliográfica e interpretativa, aliada à aplicação de um projeto didático, em sala de aula do Ensino Fundamental (anos finais), a pesquisa investiga a viabilidade do ensino do conceito de metaficção e seus recursos, no ensino básico, através da transposição didática. Neste sentido, destaca-se a aplicação de um projeto didático relacionado a estratégias metaficcionais, no Ensino Fundamental, tendo como corpus o romance A Resposta, de Kathryn Stockett (2013), e sua adaptação fílmica Histórias Cruzadas, de Tate Taylor (2012). Trata-se de uma investigação interdisciplinar que procura articular conhecimentos de três áreas: literatura, cinema e educação. O projeto didático segue a proposta da professora Socorro Pacífico Barbosa (2011), de ensino da literatura através de temas caracterizadores. Ao analisar os recursos metaficcionais do corpus, algumas temáticas relevantes são acionadas e discutidas nos capítulos de análise do romance e da adaptação fílmica: preconceito, racismo, alteridade, autonomia, protagonismo feminino, opressão, relações de poder, dentre outras. Para articular o recurso estético às políticas que ele representa, contamos com a fundamentação teórica de Adrienne Rich (2017), Angela Davis (2018), bell hooks (2017-A; 2017-B), Djamila Ribeiro (2018; 2020), Dora Gago (2021), Genilda Azerêdo (2016), Hélène Cixous (2017), Joice Berth (2019) e Paulo Freire (1987; 2020). Quanto ao potencial pedagógico do cinema, trazemos reflexões de autores como Fresquet (2010; 2013), Migliorin (2010), Pimentel (2011), Rancière (2012; 2018), Xavier (2008), além de Bergala (2008), especificamente sobre a relação entre literatura, cinema e educação. A fundamentação teórica a respeito da leitura literária como objeto de estudo, no ensino básico, conta com Candido (2004), Barbosa (2011), Cosson (2019; 2020; 2021), Dalvi (2013; 2021), Jouve (2012), Leahy-Dios (2004), Rojo (2013), Segabinazi (2011), Sodré (2012) e Zilberman (2004; 2021). Quanto às estratégias da metaficção, fundamentamos a análise em Hutcheon (1980; 1993; 2000; 2013), Bernardo (2010), Schor (1989), Stam (1981; 2003), Waugh (1984), Lodge (2020) e Azerêdo (2009; 2019). Os resultados da pesquisa demonstram o potencial pedagógico da metaficção e suas políticas, seja na literatura, seja no cinema, contribuindo, de modo significativo, para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, interpessoais e críticas. |
| Abstract: | The present work constitutes a reflection about the challenge of transposing the knowledge we acquire at the university to the Elementary School. Through a bibliographical and interpretative research process, combined with the application of a didactic project in an Elementary School classroom, the research investigates the possibility of teaching the concept of metafiction and its resources through a didactic transposition. As such, stands out to applying a didactic project related to metafictional strategies in Elementary School (final years), having as corpus Kathryn Stockett’s novel The help (2009), and Tate Taylor’s homonymous film adaptation (2011). The investigation is thus interdisciplinary, articulating knowledge of three areas: literature, cinema and education. The didactic project is based on Socorro Pacífico Barbosa’s proposal (2011), which claims for the teaching of literature by means of characterizing themes. Analyzing the metafictional strategies in the corpus has given rise to the discussion of several relevant themes, which are considered in the analysis: prejudice, racism, alterity, female protagonism, oppression, power relations, among others. In order to articulate the aesthetic resources with the politics they represent, we draw on theoretical reflections by Adrienne Rich (2017), Angela Davis (2018), bell hooks (2017-A; 2017-B), Djamila Ribeiro (2018; 2020), Dora Gago (2021), Genilda Azerêdo (2016), Hélène Cixous (2017), Joice Berth (2019), and Paulo Freire (1987; 2020). Regarding the pedagogical potential of cinema, we draw on theoretical contributions by Fresquet (2010; 2013), Migliorin (2010), Pimentel (2011), Rancière (2012; 2018), Xavier (2008) and Bergala (2008), about the relationship between literature, cinema and education. The theoretical discussion relating to the literary analysis as an object of study in Elementary School is supported by Candido (2004), Barbosa (2011), Cosson (2019; 2020; 2021), Dalvi (2013; 2021), Jouve (2012), Leahy-Dios (2004), Rojo (2013), Segabinazi (2011), Sodré (2012), and Zilberman (2004; 2021). As to the metafictional strategies, the analysis is supported by Hutcheon (1980; 1993; 2000; 2013), Bernardo (2010), Schor (1989), Stam (1981; 2003), Waugh (1984), Lodge (2020), and Azerêdo (2009; 2019). The results of the research demonstrate the pedagogical potential of metafiction and its politics, both in literary and filmic contexts, thus significantly contributing with the development of cognitive, interpersonal and critical abilities. |
| Palavras-chave: | Metaficção Histórias cruzadas A resposta Ensino fundamental Cinema Literatura Metafiction The help Elementary school Literature |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23344 |
| Data do documento: | 29-Mar-2022 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KésiaVivianeDaMota_Tese.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
