Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Pablo Gomes de-
dc.date.accessioned2022-07-08T19:20:55Z-
dc.date.available2022-04-09-
dc.date.available2022-07-08T19:20:55Z-
dc.date.issued2021-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23346-
dc.description.abstractOur research goals are to analyze a set of myths that have as elements in common a march or a procession of fantastic beings, led by some figure of great political or religious importance, being preceded by terrifying visions. Known as the Wild Hunt, it was, above all, a group of folk narratives that became famous as such from the investigations of antiquaries including Jacob Grimm. Medieval documents about the Wild Hunt are of different natures: elegiac poems, Icelandic Sagas and chronicles, material that was written over a long period and that undoubtedly underwent several transformations in the process of transmitting its elements. There are mainly two large sets of sources: those belonging to a Latin Europe , which are mainly Christian and the other belonging to Northern Europe, in which the process of Christianization was late. Our objective is, after examining the sources and their components, to question the possibility that the visions of the dead warriors and their destiny in the afterlife are representations of some kind of rite performed by medieval Scandinavians.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-06-22T11:53:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PabloGomesDeMiranda_Tese.pdf: 9239481 bytes, checksum: d055af87029e8a8370b39ef54f1c466b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-07-08T19:20:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PabloGomesDeMiranda_Tese.pdf: 9239481 bytes, checksum: d055af87029e8a8370b39ef54f1c466b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-08T19:20:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PabloGomesDeMiranda_Tese.pdf: 9239481 bytes, checksum: d055af87029e8a8370b39ef54f1c466b (MD5) Previous issue date: 2021-06-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCaçada selvagempt_BR
dc.subjectLiteratura medievalpt_BR
dc.subjectMitologia nórdicapt_BR
dc.subjectReligião nórdica antigapt_BR
dc.subjectWild huntpt_BR
dc.subjectMedieval literaturept_BR
dc.subjectNorse mythologypt_BR
dc.subjectOld norse religionpt_BR
dc.titleMito e rito na Europa setentrional pré-cristã: investigando a caçada selvagem na poesia e prosa escandinava do séc. XII - XIVpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Langer, Johnni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3561550459580228pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8902570093896804pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa caracteriza-se por analisar um conjunto de mitos que possuem como elementos em comum uma marcha ou uma procissão de seres fantásticos, liderados por alguma figura de grande importância política ou religiosa, sendo precedida por visões apavorantes. Chamada de Caçada Selvagem, ela foi, sobretudo, um grupo de narrativas folclóricas que se tornaram famosas enquanto tais a partir das investigações de antiquários, entre eles Jacob Grimm. Os documentos medievais sobre a Caçada Selvagem são de naturezas distintas: poemas elegíacos, sagas islandesas e crônicas, material escrito em um período longo e que, sem dúvida, sofreu diversas transformações no processo de transmissão de seus elementos. Aqui há sobretudo dois grandes conjuntos de fontes: aquelas pertencentes a uma Europa Latina, que é sobretudo cristã, e a outra pertencente a uma Europa Setentrional, na qual o processo de cristianização foi tardio. O nosso objetivo é, uma vez examinadas as fontes e os seus componentes, questionar a possibilidade de serem as visões dos mortos e de seus destinos no pós-vida representações de algum tipo de rito desempenhado pelos escandinavos medievais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PabloGomesDeMiranda_Tese.pdf9,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons