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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23383
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Andersson Guimarães-
dc.date.accessioned2022-07-11T16:49:35Z-
dc.date.available2022-03-28-
dc.date.available2022-07-11T16:49:35Z-
dc.date.issued2022-03-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23383-
dc.description.abstractVibration problems in helicopters are a concern of manufacturers and users in the aeronautical industry. This issue represents a challenge, mainly in the vibration control and dynamic characterization because the vibration measurements are difficult to perform, especially on helicopter rotating parts. With smart materials, the industry seeks solutions that contribute to vibration reduction without generate a negative impact on weight and system complexity. This study design, produce and test a Shape Memory Alloy (SMA) device that replace the original pitch link of a helicopter rotor prototype in order to vibration reducing in the critical frequency employing hysteretic passive damping, without energy machine consumption. The study employs an indoor two-bladed helicopter prototype to perform the critical operation frequency identification in the original mechanism to stablish a reference condition. In sequence, the designed SMA pitch link device replaces the original pitch link in order to perform a comparative analysis of the dynamic response. After a battery of tests, in long-term experiments with closed and distalizing springs, the results demonstrate that the device exhibited the best response when employing closed springs. The results with the SMA device demonstrate a reduction in amplitudes vibration of about 2dB, reaching about 4dB in severe test conditions. In operational circumstances, this attenuation represents crew comfort increasing, performance improvement, and wear reduction of mechanical systems due to vibration.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-06-29T16:26:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnderssonGuimarãesOliveira_Tese.pdf: 9067522 bytes, checksum: 4ea5d0197bba9db699cf844d1acf5284 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-07-11T16:49:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnderssonGuimarãesOliveira_Tese.pdf: 9067522 bytes, checksum: 4ea5d0197bba9db699cf844d1acf5284 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-11T16:49:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnderssonGuimarãesOliveira_Tese.pdf: 9067522 bytes, checksum: 4ea5d0197bba9db699cf844d1acf5284 (MD5) Previous issue date: 2022-03-09en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectControle de vibraçõespt_BR
dc.subjectLigas com memória de formapt_BR
dc.subjectDinâmica de helicópterospt_BR
dc.subjectDinâmica de rotorespt_BR
dc.subjectPitch linkpt_BR
dc.subjectVibration controlpt_BR
dc.subjectShape memory alloyspt_BR
dc.subjectHelicopter dynamicspt_BR
dc.subjectRotor dynamicspt_BR
dc.titleControle de vibração em pás de rotor de helicóptero com pitch link superelástico de LMF NiTipt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marcelo Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2140285341359128pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Antonio Almeida-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8361717016612632pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0488725741611424pt_BR
dc.description.resumoProblemas de vibração em helicópteros são uma preocupação de fabricantes e usuários da indústria aeronáutica. Esta questão representa um desafio, principalmente no controle de vibração e caracterização dinâmica, pois as medições de vibração são difíceis de serem realizadas, principalmente em partes rotativas de helicópteros. Com materiais inteligentes, a indústria busca soluções que contribuam para a redução da vibração sem gerar impacto negativo no peso e na complexidade do sistema. Este estudo projetou, produziu e testou um dispositivo de Liga com Memória de Forma (LMF) que substitui a haste rígida destinada à variação do ângulo de passo da hélice, denominada pitch link, em um protótipo de rotor de helicóptero para reduzir a vibração na frequência crítica do rotor empregando amortecimento passivo histérico, sem consumo de energia da máquina. O estudo emprega um protótipo de helicóptero de pequeno porte para uso em laboratório, com duas pás para realizar a identificação da frequência de operação crítica no mecanismo original para estabelecer uma condição de referência. Em sequência o dispositivo de LMF substituiu o dispositivo rígido para realizar uma análise comparativa da resposta dinâmica. Após uma bateria de testes, com ensaios de longa duração usando mini molas helicoidais LMF abertas e fechadas, os resultados demonstraram que o dispositivo apresentou o melhor desempenho com uso de molas helicoidais do tipo fechada. Os resultados com o dispositivo de LMF demonstraram redução nas amplitudes de vibração em cerca de 2dB, chegando a 4dB em condições de teste severas. Em condições de operação essa redução representaria aumento de conforto para tripulação, melhoria de performance da máquina e redução dos desgastes dos sistemas mecânicos, decorrente da vibração.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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