Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Daise Maria Felix de-
dc.date.accessioned2022-07-12T13:28:36Z-
dc.date.available2022-07-11-
dc.date.available2022-07-12T13:28:36Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23410-
dc.description.abstractThe main objective of this study was to reflect on the process of medicalization in Brazilian education and the challenges faced by the graduate in Biological Sciences in the face of this phenomenon. In this way , we seek to carry out a research on the topic of medicalization, which is about medically solving problems that are not medical, excluding important aspects of the subject's life, such as social, cultural and family situation. of education, analyzing the Curricular Pedagogical Project of the Degree in Biological Sciences at the Federal University of Paraíba, identifying the challenges and possibilities of critical and reflective pedagogical action on the studied problem. This research has a qualitative, bibliographic and documentary approach. This study is important for us to know how the course prepares future teachers to deal with the diversity that exists in a classroom. W e verified that the Curriculum Pedagogical Project of the course does not directly address issues related to learning difficulties and, when analyzing, we also realize that only some disciplines present any possibility of talking about this subject. In this way , it is concluded that the topic is very important for the formation of future teachers, because, by recognizing these learning difficulties, the teacher will be able to help the student in the best way . As the subject is not directly included in the Curricular Pedagogical Project, it may simply not be brought up throughout the course, depending on the professors and their course plans.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-07-12T13:28:35Z No. of bitstreams: 1 DMFF11072022.pdf: 341016 bytes, checksum: 5e5cb75b315a43cc5ce85db0ce333283 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-12T13:28:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DMFF11072022.pdf: 341016 bytes, checksum: 5e5cb75b315a43cc5ce85db0ce333283 (MD5) Previous issue date: 2022-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMedicalização na educação brasileirapt_BR
dc.subjectDesafios do licenciado em ciências biológicaspt_BR
dc.subjectDificuldades na aprendizagempt_BR
dc.titleO processo de medicalização da educação e o licenciado em ciências biológicas: desafios e possibilidades de atuaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Thaís Oliveira de-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo principal refletir sobre o processo de medicalização na educação brasileira e os desafios do licenciado em Ciências Biológicas frente a esse fenômeno. Dessa forma, buscamos realizar uma pesquisa sobre o tema medicalização, que se trata de resolver de forma médica problemas que não são médicos excluindo aspectos importantes da vida do sujeito, como, situação social, cultural e familiar . da educação, analisando o Projeto Pedagógico Curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, identificando os desafios e as possibilidades de atuação pedagógica crítica e reflexiva acerca da problemática estudada. A presente pesquisa tem abordagem qualitativa, bibliográfica e documental. Este estudo é importante para sabermos como o curso prepara os futuros professores para lidar com a diversidade existente em uma sala de aula. V erificamos que o Projeto Pedagógico Curricular do curso não traz diretamente assuntos relacionados a dificuldades de aprendizagem e ao analisarmos percebemos também que só algumas disciplinas apresentam alguma possibilidade de se falar sobre esse assunto. Desse modo, conclui-se que o tema é muito importante para formação dos futuros professores, pois, ao reconhecer essas dificuldades de aprendizagem o professor será capaz de ajudar da melhor forma o aluno. Como esse assunto não está incluído diretamente no Projeto Pedagógico Curricular pode acontecer de simplesmente não ser trazido ao longo do curso, dependendo dos professores e de seus planos de curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DMFF11072022.pdf333,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.