Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBeserra, Michael Douglas de Lima-
dc.date.accessioned2022-07-12T15:08:21Z-
dc.date.available2022-07-11-
dc.date.available2022-07-12T15:08:21Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23412-
dc.description.abstractThis Course Completion Work consists of carrying out a research work, whose general objective was to analyze the teaching practice applied by a Mathematics teacher in Basic Education, according to the Problem Solving Methodology, on the content of First Class Function. Degree, in classes of the first grade of High School of a school of the state public education network, located in the municipality of Guarabira, in Paraíba, in the remote modality. We carried out a theoretical review of the positions of: BNC C (BRASIL, 2017), Becker (2019), Silva and Araújo (2019), Freire (1996), Eves (2004), Meneghelli et al. (2018), Redling (2011), Justo (2009), Dante (1998), Sousa (2021), Gomes Leão and Bisognin (2009), Echeverría and Pozo (1998), Alves (2011), Hodges et al. (2020) and Alves (2020), The methodology used was an exploratory study regarding the objectives, of the qualitative type regarding the analysis of data collected from the observation of eight remote classes and the application of a structured questionnai re directed to the responsible teacher by the classes. Next, we report our analyzes of the data collected, according to the general and specific objectives of our investigation. The results indicate that teaching First Degree Function remotely, using the Problem Solving Methodology, presented potential technologies and strategies for the development of studies, but in general, it was not characterized as an entirely positive situation, because we do not consider that there was an effective learning on the p art of the students and, in addition, there was an accentuated school dropout.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-07-12T15:08:21Z No. of bitstreams: 1 MDLB11072022.pdf: 2855040 bytes, checksum: 930d6a8126ecda8688f14c1658df5416 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-12T15:08:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MDLB11072022.pdf: 2855040 bytes, checksum: 930d6a8126ecda8688f14c1658df5416 (MD5) Previous issue date: 2022-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectMetodologia de resolução de problemaspt_BR
dc.titleEnsino de função de primeiro grau no ensino médio de modo remoto: uma proposta de aplicação de resolução de problemaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Maciel, Eliane Maria de Menezes-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso consiste na realização de um trabalho de investigação, cujo objetivo geral foi analisar a prática docente aplicada por um professor de Matemática do Ensino Básico, de acordo com a Metodologia de Resolução de Problemas, sobre o conteúdo de Função de Primeiro Grau, em turmas de primeira série do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino, localizada no município de Guarabira, na Paraíba, na modalidade remota. Realizamos uma revisão teórica dos posicionamentos de: BNCC (BRASIL, 2017), Becker (2019), Silva e Araújo (2019), Freire (1996), Eves (2004), Meneghelli et al. (2018), Redling (2011), Justo (2009), Dante (1998), Sousa (2021), Gomes Leão e Bisognin (2009), Echeverría e Pozo (1998), Alves (2011), Hodges et al. (2020) e Alves (2020), A metodologia utilizada foi um estudo exploratório com relação aos objetivos, do tipo qualitativo com relação à análise de dados coletados a partir da observação de oito aulas rem otas e da aplicação de um questionário estruturado direcionado ao professor responsável pelas turmas. Seguidamente, relatamos nossa s análises dos dados coletados, consoante aos objetivos geral e específicos de nossa investigação . Os resultados indicam que o ensino de Função de Primeiro Grau de forma remota, com o uso da Metodologia de Resolução de Problemas apresentou tecnologias e estratégias em potencial para o desenvolvimento dos estudos, mas de maneira geral, não se caracterizou como uma situação inteiramente positiva, pois não consideramos que houve uma aprendizagem efetiva por parte dos alunos e, além disso houve uma evasão escolar acentuada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MDLB11072022.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.