Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23453
Tipo: Dissertação
Título: De vozes e ciclos: o poema encarnado de Sónia Sultuane
Autor(es): Aquino, Inaldo da Rocha
Primeiro Orientador: Freitas, Sávio Roberto Fonseca de
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a obra de poesias Roda das Encarnações (2017) da poeta moçambicana Sónia Sultuane, mostrando que a poesia encarnada da referida escritora se estrutura a partir de uma discussão estética e ideológica sobre voz, espiritualidade e ciclos de vida. Sendo assim, a investigação faz uso de um diálogo entre poesia de encarnação no feminino e religiosidades moçambicanas. Para embasar a pesquisa, seguimos as discussões de Paradiso (2019), (2015) e Awolalu (2005) sobre a religiosidade, a literatura e as crenças tradicionais no território moçambicano; de Cooper (1998) e o realismo mágico; Opuko (2010) e sua contribuição para os estudos da formação histórico-religiosa em Moçambique, Hampaté Bâ (2010) e a tradição oral ancestral; seguido de Freitas (2020), e sua colaboração aos estudos da literatura de autoria feminina em Moçambique, assim como de Pinheiro (2021) no que se refere à moçambicanidade e à formação do cânone literário. A obra de Sultuane caminha rumo a uma ligação multifacetada com o universo das artes. As análises finais do corpus nos apontam que a persona literária de Sónia Sultuane caminha intimamente ligado aos ciclos encarnatórios que a obra sugere e as vozes poéticas que surgem nos versos trazem a representação de uma espiritualidade multifacetada que faz circular diversos fluxos de vivências encarnadas.
Abstract: This dissertation aims to analyze the poetry collection Roda das Encarnações (2017) by the Mozambican poet Sónia Sultuane, showing that the incarnate poem of that writer is structured from an aesthetic and ideological discussion about voice, spirituality and life cycles. Therefore, the investigation makes use of a dialogue between poetry of incarnation in the feminine and Mozambican religiosities. To support the research, we followed the discussions by Paradiso (2019), (2015) and Awolalu (2005) on religiosity, literature and traditional beliefs in Mozambican territory; de Cooper (1998) and magical realism; Opuko (2010) and his contribution to the study of historical religious formation in Mozambique, Hampaté Bâ (2010) and ancestral oral tradition; followed by Freitas (2020, and her collaboration with the studies of female authorship in Mozambique, as well as by Pinheiro (2021) with regard to Mozambicanity and the formation of the literary canon. Sultuane's work moves towards a multifaceted connection with the universe of the arts. The final analyzes of the corpus show us that the literary persona of Sónia Sultuane walks closely linked to the incarnation cycles that the collection suggests and the poetic voices that appear in the verses bring the representation of a multifaceted spirituality that circulates different flows of embodied experiences.
Palavras-chave: Literatura moçambicana
Poesia
Poesia encarnada
Sónia Sultuane
Mozambican literature
Poetry
Incarnate poem
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23453
Data do documento: 31-Mar-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InaldoDaRochaAquino_Dissert.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons