Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Thainá da Costa-
dc.date.accessioned2022-07-18T12:43:31Z-
dc.date.available2022-03-15-
dc.date.available2022-07-18T12:43:31Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23500-
dc.description.abstractThe handmaid's tale (or O conto da aia, in a Brazilian version) is an American television series of great success in Brazil. Based on the novel of the same name by canadian writer Margaret Atwood, originally published in 1985, the production was released in 2017 by the streaming service Hulu and presents a dystopian narrative that takes place in Gilead: a fictional place located in what would be the territory of the United States and where, after a coup d'état, a theocratic revolution is promoted. In the plot, which has already spanned four seasons (and which has been renewed for the fifth), Gilead presents a historical urgency linked to the low birth rate, a justification from which an entire device of power is organized – around the theocratic State – which not only takes rights away from women in general, but also sexually enslaves fertile women. Starting from this scenario and making use of photograms, this research has the objective of mapping the practices of power and resistance present, mainly, in the first season of the series, concretized within the device that organizes the relations of force in the narrative. It will therefore be a matter of identifying how such relationships are exercised over the bodies and lives of the characters, through technologies and techniques of sovereignty, disciplines and biopolitics. But beyond that, it will also be a matter of analyzing how such power relations produce places of resistance that emerge in social microspheres. As a theoretical-methodological contribution, we use the Foucaultian Discourse Analysis articulated with the discussion undertaken by Frédéric Gros (2018) around a stylistics of (dis)obedience.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2022-07-13T12:13:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThaináDaCostaLima_Dissert.pdf: 4176011 bytes, checksum: 144c98fc55bf9923cc9eb8570616bd8f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-07-18T12:43:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThaináDaCostaLima_Dissert.pdf: 4176011 bytes, checksum: 144c98fc55bf9923cc9eb8570616bd8f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-18T12:43:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThaináDaCostaLima_Dissert.pdf: 4176011 bytes, checksum: 144c98fc55bf9923cc9eb8570616bd8f (MD5) Previous issue date: 2022-02-22en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectThe handmaid’s talept_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.titleNolite te bastardes carborundorum: discursos, poderes e resistências em The handmaid’s talept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Braga, Amanda Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6466537417099357pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7817145405457026pt_BR
dc.description.resumoThe handmaid’s tale (ou O conto da aia, em uma versão brasileira) é uma série de televisão estadunidense de grande sucesso no Brasil. Baseada no romance homônimo da escritora canadense Margaret Atwood, publicado originalmente em 1985, a produção foi lançada em 2017 pelo serviço de streaming Hulu e apresenta uma narrativa distópica que se passa em Gilead: um lugar fictício situado naquele que seria o território dos Estados Unidos e onde se promove, após um golpe de Estado, uma revolução teocrática. No enredo, que já se estende por quatro temporadas (e que foi renovado para a quinta), Gilead apresenta uma urgência histórica ligada à baixa taxa de natalidade, justificativa a partir da qual se organiza todo um dispositivo de poder – em torno do Estado teocrático – que não apenas retira direitos das mulheres em geral, mas também escraviza sexualmente as mulheres férteis. Partindo deste cenário e fazendo uso de fotogramas, esta pesquisa possui o objetivo de cartografar as práticas de poder e de resistência presentes, principalmente, na primeira temporada da série, concretizadas no interior do dispositivo que organiza as relações de força na narrativa. Tratar-se-á, assim, de identificar como tais relações são exercidas sobre os corpos e sobre as vidas das personagens, por meio de tecnologias e técnicas da soberania, das disciplinas e da biopolítica. Mas além disso, tratar-se-á ainda de analisar como tais relações de poder produzem lugares de resistência que emergem nas microesferas sociais. Como aporte teórico-metodológico, utilizamos a Análise do Discurso Foucaultiana articulada com a discussão empreendida por Frédéric Gros (2018) em torno de uma estilística da (des)obediência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThaináDaCostaLima_Dissert.pdf4,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons