Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jacson de Jesus da-
dc.date.accessioned2022-07-19T18:28:35Z-
dc.date.available2022-05-09-
dc.date.available2022-07-19T18:28:35Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23610-
dc.description.abstractTo be a man "and" black "and" gay "and" academic present social marks different from those existing in other black bodies. However, they cannot suppress racism; on the contrary, they open gaps for articulations with other forms of violence, such as homophobia. Based on this, this research aimed to understand the trajectories of black and gay students from/at the Federal University of Paraíba (UFPB), articulated to their crossings of race and sexualities. This research is qualitative, located in Cultural Studies of Education, whose empirical material was produced through online narrative interviews with four black and gay students linked to UFPB, analyzed from thematic analysis. The writing is inspired by "escrevivência", as proposed by Conceição Evaristo. The analysis results point out trajectories that approach, especially by the contiguities established from the feeling of loneliness and, through it, the experiences of silencing lived inside and/ or outside the university. At certain times, the UFPB space revealed itself as a hostile and unwelcome environment. The body marks anticipated the construction of relationships, affections, experiences, and the permanence of some participants. Therefore, in the university environment, it is necessary to build strategies to face all forms of discrimination, valuing this space as a space for plural coexistence and appreciation of differences.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2022-07-18T17:25:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JacsonDeJesusDaSilva_Dissert.pdf: 3009085 bytes, checksum: 1c89e50d53edce8a62deb2003849f11d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-07-19T18:28:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JacsonDeJesusDaSilva_Dissert.pdf: 3009085 bytes, checksum: 1c89e50d53edce8a62deb2003849f11d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-19T18:28:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JacsonDeJesusDaSilva_Dissert.pdf: 3009085 bytes, checksum: 1c89e50d53edce8a62deb2003849f11d (MD5) Previous issue date: 2022-03-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrajetória educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectHomem negro gaypt_BR
dc.subjectEstudos culturais da educaçãopt_BR
dc.subjectEducational trajectorypt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectGay black manpt_BR
dc.subjectCultural studies of educationpt_BR
dc.titleEntre os becos das memórias e as vielas do silêncio: trajetórias de estudantes negros gays na Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jeane Félix da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927273805588210pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7891952326635097pt_BR
dc.description.resumoSer homem “e” negro “e” gay “e” acadêmico apresenta marcas sociais distintas daquelas existentes em outros corpos negros; contudo, elas não são capazes de suprimir o racismo, pelo contrário, abrem brechas para articulações com outras formas de violência, dentre elas a homofobia. Com base nisso, esta pesquisa teve como objetivo: compreender as trajetórias de estudantes negros e gays da/na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), articuladas aos seus atravessamentos de raça e sexualidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, situada no campo dos Estudos Culturais da Educação cujo material empírico foi produzido por meio de entrevistas narrativas on-line com quatro estudantes negros e gays vinculados à UFPB, que foram analisadas na perspectiva da análise temática. A escrita é inspirada na escrevivência, conforme proposta por Conceição Evaristo. Os resultados das análises apontam para trajetórias que aproximam, sobretudo, pelas contiguidades estabelecidas a partir do sentimento de solidão e, por meio dela, das experiências de silenciamentos vivenciadas dentro e/ou fora da universidade. Em determinados momentos, o espaço da UFPB se revelou como um ambiente hostil e pouco acolhedor, no qual as marcas do corpo antecipavam a construção das relações, dos afetos, das vivências e da permanência de determinados participantes. Por isso, faz-se necessário construir, no ambiente da universidade, estratégias de enfrentamento a todas as formas de discriminação, valorizando este espaço como um espaço de convivência plural e de valorização das diferenças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JacsonDeJesusDaSilva_Dissert.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons