Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23622
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Joana Banhos Teixeira de-
dc.date.accessioned2022-07-20T10:23:19Z-
dc.date.available2022-07-20-
dc.date.available2022-07-20T10:23:19Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23622-
dc.description.abstractThe dogs that in the past only inhabited the backyard of the houses now sleep in the tutors' bed and are seen as members of the family. According to studies, the interaction between these results in psychological, physical and social benefits. The tutors look for novelties that bring health, entertainment, and well-being to their animals, justifying the rise of the pet market and the increase in the number of animals in Brazilian homes. The increase in the number of domestic animals generated a greater demand in the pet food industry. Futhermore, the concern for the quality of the food provided caused natural foods to gain visibility in this industrial segment via the demand for tutors. The objective of the present work was to analyze the market demand for natural food for pets in the city of Natal-RN. Therefore, data were collected regarding the demand for this product, the social and economic characteristics of the tutors, and about the relationship between them. In May 2022, data was collected using a non-probabilistic sampling system, and a questionnaire on the Google forms® platform. The results suggest that the profile of the natural food consumer is mostly composed of women and young people from classes A, B and C. In addition, it was found that animal tutors in Natal-RN seek to promote healthier habits for their animals, but they lack information on the subject.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2022-07-20T10:23:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JBTA20072022-MV374.pdf: 640502 bytes, checksum: 59f8efeac2570a547630f4e697d1602d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-20T10:23:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JBTA20072022-MV374.pdf: 640502 bytes, checksum: 59f8efeac2570a547630f4e697d1602d (MD5) Previous issue date: 2022-07-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectAlimentação naturalpt_BR
dc.subjectPetpt_BR
dc.titleAlimentação natural para animais de estimação: tendências mercadológicas e análise de demanda na cidade de Natal-RNpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos , Emanuelle Alícia Santos de-
dc.description.resumoOs cães que antigamente apenas habitavam o quintal das casas, atualmente dormem na cama dos tutores e são vistos como membros da família. De acordo com estudos, a interação entre estes resulta em benefícios de ordem psicológica, física e social. Os tutores buscam por novidades que levem saúde, entretenimento e bem-estar para seus animais, justificando a ascensão do mercado pet brasileiro e o aumento da quantidade de animais nos lares brasileiros. O crescimento do número de animais domésticos gerou uma maior demanda na indústria pet food, além disso, a preocupação com a qualidade do alimento oferecido aos animais fez a alimentação natural ganhar visibilidade nesse segmento industrial a partir da procura pelos tutores. O objetivo do presente trabalho foi analisar a demanda mercadológica pela alimentação natural para animais de estimação na cidade de Natal-RN. Para isso, foram coletados dados acerca da procura desse produto, sobre as características sociais e econômicos dos tutores de animais de estimação e sobre a relação estabelecida por eles. Os dados foram obtidos por um sistema de amostragem não probabilística, mediante aplicação de um questionário na plataforma Google forms®, aplicado no mês de maio de 2022. Os resultados sugerem que o perfil do consumidor de alimentação natural é, majoritariamente, composto por mulheres, jovens, das classes A, B e C. Além disso, entendeu-se que os tutores de animais em Natal-RN buscam promover hábitos mais saudáveis para seus animais, contudo carecem de informações sobre a temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Veterináriaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBTA20072022-MV374.pdf625,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons