Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Raiane Nayara Silva-
dc.date.accessioned2022-07-27T19:50:23Z-
dc.date.available2022-06-03-
dc.date.available2022-07-27T19:50:23Z-
dc.date.issued2022-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24027-
dc.description.abstractThe present work aimed to analyze the perception of the internal user, from the University of Paraíba (UFPB), about the implementation of the electronic process, from a socio-technical approach. In light of the socio-technical approach that studies the dimensions: technologies, tasks, structures and peoples this study sought identify the main benefits perceived by users and verify the difficulties encountered with the arrival of the electronic process. Then, we sought to analyze user satisfaction and, lastly, recommendations were made to the institution. The electronic process emerged at UFPB in 2019 with the finality of to modernize your activities and speed up the document process to provide faster answers to user demands. The study, of a quantitative approach, was conducted via online questionnaire sent to 77 People Management Agents (AGPs). Our sample has 65 participants respondents which corresponds to a percentage value of 84,4%. In the data analysis technique, the Excel was used. The results show that the electronic process has brought positive changes to the administrative management of UFPB, but there are still elements (technical and social) that need to be optimized due to the interrelation between them. Generally, the survey confirmed that users are satisfied with the technology.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-07-21T10:46:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RaianeNayaraSilvaPereira_Dissert.pdf: 2419714 bytes, checksum: de071edc33a46228212fb76306013031 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-07-27T19:50:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RaianeNayaraSilvaPereira_Dissert.pdf: 2419714 bytes, checksum: de071edc33a46228212fb76306013031 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-27T19:50:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RaianeNayaraSilvaPereira_Dissert.pdf: 2419714 bytes, checksum: de071edc33a46228212fb76306013031 (MD5) Previous issue date: 2022-05-16en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAbordagem sociotécnicapt_BR
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectProcesso eletrônicopt_BR
dc.subjectSocio-technical approachpt_BR
dc.subjectInformation systemspt_BR
dc.subjectEletronic processpt_BR
dc.titleA gestão da educação superior no contexto dos sistemas de informações gerenciais: uma abordagem sociotécnicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Castro Neto, Mariano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704796694712785pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7332213922361127pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção do usuário interno, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sobre a implantação do processo eletrônico, a partir de uma abordagem sociotécnica. À luz da sociotécnica que estuda as dimensões: tecnologias, tarefas, estruturas e pessoas o estudo buscou: identificar os principais benefícios percebidos pelos usuários e verificar as dificuldades encontradas com a chegada do processo eletrônico. Em seguida, buscou-se analisar a satisfação dos usuários e, por último, foram feitas recomendações à instituição. O processo eletrônico surgiu na UFPB em 2019 com a finalidade de modernizar suas atividades e agilizar o trâmite documental para fornecer respostas mais céleres às demandas dos usuários. O estudo, de abordagem quantitativa, foi realizado por questionário online enviado aos 77 Agentes de Gestão de Pessoas (AGPs). Nossa amostra tem 65 respondentes participantes o que corresponde a um valor percentual de 84,4%. Na técnica de análise de dados foi usado o aplicativo Excel. Os resultados mostram que o processo eletrônico trouxe mudanças positivas para a gestão administrativa da UFPB, mas ainda há elementos (tanto técnicos quanto sociais) que precisam ser otimizados em virtude da interrelação entre eles. De modo geral, a pesquisa confirmou que os usuários se sentem satisfeitos com a tecnologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaianeNayaraSilvaPereira_Dissert.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons