Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24070| Tipo: | Tese |
| Título: | A escrita de uma criança autista em ambiente digital: uma discussão sobre os precursores da escrita |
| Autor(es): | Silva, Soraya Gonçalves Celestino da |
| Primeiro Orientador: | Faria, Evangelina Maria Brito de |
| Resumo: | O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos, de acordo com DSM V (2013). O processo de aquisição da escrita nessas crianças apresenta-se de uma forma diferente quando comparadas a outras crianças típicas. Essa constatação nos impulsionou a este estudo no campo do letramento do autista em ambiente digital. A multimodalidade do campo digital direcionou nosso olhar para aprofundar a discussão sobre os precursores da escrita Vigotsky (1998, 2000, 2007). Nesse sentido, essa Tese teve como objetivo principal compreender o processo de aquisição da escrita de uma criança autista em ambiente digital, a partir dos precursores da escrita de Vigotsky (1998, 2000, 2007). Para a base teórica, a contextualização histórica do autismo trouxe os autores Kanner (1943), Rutter (1978), Assumpção Jr. et. al. (1999) e Lopes (2000) até os diagnósticos apresentados nos DSM; para a sequência didática, o apoio esteve em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); para a noção da aquisição da escrita, o diálogo foi realizado com autores/as como Abaurre (1991); Vigotsky (1998, 2000, 2007); Faria (2008) e Cavalcante (2008). Tivemos, também por base, textos oficiais como os Direitos de Aprendizagem (BRASIL, 2012) e a BNCC (2018), dentre outros. Metodologicamente, a pesquisa, baseada na metodologia da pesquisa-ação, enquadra-se como um estudo de caso, que se desenvolveu a partir de duas sequências didáticas, composta de quatro módulos cada, elaborada através da pedagogia dos multiletramentos e aplicada no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de uma criança autista, matriculada do Ensino Fundamental anos iniciais de uma escola pública em Olinda (PE). Durante os anos de 2018 e 2019, nos meses de agosto a novembro foram aplicadas as sequências didáticas contendo atividades, jogos, brincadeira e desenhos adequados às suas especificidades. As sequências foram realizadas no AEE, no ambiente escolar. As análises dos dados nos mostram: primeiro, que o gesto, o desenho e o jogo serviram de andaimes para a entrada dessa criança na escrita, abrindo perspectivas didáticas para o trabalho com crianças autistas; segundo, que a utilização dos multiletramentos contribuiu para o avanço das habilidades da escrita desse aluno; terceiro, que o processo da mediação da professora do AEE foi importantíssimo para o desenvolvimento das habilidades de escrita. Com isso, entendemos que a representação simbólica no faz-de-conta e no desenho é uma etapa anterior à escrita, que concorre para o desenvolvimento do processo de escrita. Os dados analisados apontam para a necessidade de a escola incorporar uma metodologia baseada nos precursores da escrita de Vigotsky (1998, 2000, 2007) e no processo da mediação para um melhor alcance do desenvolvimento das habilidades de escrita de crianças. |
| Abstract: | Autism is a neurodevelopmental disorder characterized by difficulties in social interaction,
communication and repetitive and restricted behaviors, according to DSM (2013). The process
of writing acquisition in these children is different when compared to other typical children.
This finding drove us to this study in the field of autistic literacy in the digital environment.
The multimodality of the digital field directed our gaze to deepen the discussion about the
precursors of Vigotsky's writing (1998, 2000, 2007). In this sense, this Thesis had as main
objective to understand the process of acquiring the writing of an autistic child in a digital
environment, from the precursors of Vigotsky's writing (1998, 2000, 2007). For the theoretical
basis, the historical contextualization of autism brought the authors Kanner (1943), Rutter
(1978), Assumpção Jr. et. Al. (1999) and Lopes (2000) until the diagnoses presented in the
DSM; for the didactic sequence, support was in Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004); for the
notion of writing acquisition, the dialogue was conducted with authors such as Abaurre (1991);
Vigotsky (1998, 2000, 2007); Faria (2008) and Cavalcante (2008). We also had, as a basis,
official texts such as The Rights of Learning (BRASIL, 2012) and BNCC (2018), among others.
Methodologically, the research, based on the research methodology, is framed as a case study,
which was developed from two didactic sequences, composed of four modules each, elaborated
through the pedagogy of multiliteracies and applied in the Specialized Educational Care (SEC)
of an autistic child, enrolled in elementary school early years of a public school in Olinda (PE).
During the years 2018 and 2019, in the months of August to November, the didactic sequences
containing activities, games, games and drawings appropriate to their specificities were applied.
The sequences were performed in the SEC, in the school environment. The analyses of the data
show us: first, that the gesture, the drawing and the game served as scaffolding for the entry of
this child in writing, opening didactic perspectives for working with autistic children; second,
that the use of multiliteracies contributed to the advancement of the writing skills of this student;
third, that the process of mediation of the SEC teacher was very important for the development
of writing skills. With this, we understand that the symbolic representation in make-believe and
in drawing is a stage prior to writing, which contributes to the development of the writing
process. The data analyzed point to the need for the school to incorporate a methodology based
on the precursors of Vigotsky’S writing (1998, 2000, 2007) and the mediation process for a
better scope of the development of children's writing skills. RESUMEN. El autismo es un trastorno del neurodesarrollo caracterizado por dificultades en la interacción social, comunicación y comportamientos repetitivos y restringidos, de acuerdo con DSM (2013). El proceso de adquisición de la escritura en estos niños se presenta de manera diferente en comparación con otros niños no autista. Este descubrimiento nos impulsó a este estudio en el campo de la alfabetización autista en un entorno digital. La multimodalidad en el campo digital ha puesto nuestra mirada para profundizar la discusión sobre los precursores de la escritura de Vigotsky (1998, 2000, 2007). En este sentido, esta Tesis tuvo como principal objetivo comprender el proceso de adquisición de la escritura por parte de un niño autista en un entorno digital, a partir de los precursores de la escritura de Vigotsky (1998, 2000, 2007). Para la base teórica, la contextualización histórica del autismo trajo los autores/as como Kanner (1943), Rutter (1978), Assumpção Jr. et. al. (1999) y Lopes (2000), hasta los diagnósticos presentados en los DSM; para la secuencia didáctica se apoyó en Dolz, Noverraz y Schneuwly (2004); para la noción de adquisición de la escritura se realizó el diálogo con autores como Abaurre (1991); Vigotsky (1998, 2000, 2007); Faria (2008) y Cavalcante (2008). También tuvimos como base textos oficiales como Derechos de aprendizaje (BRASIL, 2012) y BNCC (2018), entre otros. Metodológicamente, la investigación, basada en la metodología de investigación, se encuadra como un estudio de caso, que se desarrolló a partir de dos secuencias didácticas, compuestas por cuatro módulos cada una, elaborada a través de la pedagogía de multiletramentos y aplicada en la Asistencia Educativa Especializada (AEE) de un niño autista, matriculado en la escuela primaria, anos iniciales de una escuela en Olinda (PE). Durante los años 2018 y 2019, de agosto a noviembre, se aplicaron secuencias didácticas que contenían actividades, juegos, dinámicas y dibujos adecuados a sus especificidades. Las secuencias se realizaron en la AEE, en el ámbito escolar. El análisis de los datos nos muestra: primero, que el gesto, el dibujo y el juego sirvieron de apoyo para la entrada de este niño en la escritura, abriendo perspectivas didácticas para el trabajo con niños autistas; segundo, que el uso de multiletramentos contribuyó al avance de las habilidades de escritura de este estudiante; tercero, que el proceso de mediación del docente de la AEE fue muy importante para el desarrollo de las habilidades de escritura. Con esto entendemos que la representación simbólica disfrazada y en el dibujo es una etapa que antepone a la escritura, y que contribuye al desarrollo del proceso de escritura. Los datos analizados apuntan para la necesidad de que la escuela adopte una metodología basada en los precursores de la escritura de Vigotsky (1998, 2000, 2007) y en el proceso de mediación para mejor alcance del desarrollo de las habilidades de escritura de los estudiantes autistas. |
| Palavras-chave: | Precursores da escrita Autismo Mediação Mulitletramentos Aquisição de escrita Precursors of writing Autism Mediation Mulititeracies Acquisition of writing Precursores de la escritura Mediación Multiletramentos Adquisición de la escritura |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Linguística |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24070 |
| Data do documento: | 28-Fev-2022 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SorayaGonçalvesCelestinoDaSilva_Tese.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
