Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24072Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Maggi, Caio Novais de Queiroz | - |
| dc.date.accessioned | 2022-07-29T14:49:10Z | - |
| dc.date.available | 2022-06-29 | - |
| dc.date.available | 2022-07-29T14:49:10Z | - |
| dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24072 | - |
| dc.description.abstract | This work consists of the development of a monographic research that has as its theme the field of Mapped Projections in Psytrance Electronic Music Festivals, the Raves. Explaining its characteristics and creative processes, the work aims to facilitate the acquisition of information on the subject, and also its dissemination as art, given the scarcity of specialized academic material. For theoretical basis, we will analyze the subject through the prism of Merleau Ponty's Phenomenology of Perception. The content addresses several factors inherent to the field of projection mapped in the Psytrance scene, with regard to its technical, physical and theoretical concepts. In sequence, the work synthesizes knowledge and techniques that involve a mapped projection of the stage in a Rave (Stage Mapping), explaining the process through explanations and images. The work also presents a demonstration of this synthesis to teachers, through an experiment: a scale model of a stage in reduced scale, identical to a stage of a Rave. Consequently, it aims to serve as a channel of first contact with the theme, for people who are interested in the area, in order to understand the creative process and strategies, to feed the development of artistic projects. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-07-29T14:49:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CNQM29062022.pdf: 14794468 bytes, checksum: 0642da8c3b453b9750248f61f48e1ace (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-29T14:49:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CNQM29062022.pdf: 14794468 bytes, checksum: 0642da8c3b453b9750248f61f48e1ace (MD5) Previous issue date: 2022-06-21 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Cinema e Audiovisual | pt_BR |
| dc.subject | Projeção mapeada | pt_BR |
| dc.subject | Raves | pt_BR |
| dc.subject | Psytrance. | pt_BR |
| dc.title | Projeção mapeada em raves: um estudo teórico e prático sobre vídeo mapping em festivais de música eletrônica psytrance | pt_BR |
| dc.title.alternative | Projection mapped in raves: a theoretical and practical study on video mapping in psytrance electronic music festivals | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lins, Arthur Fernandes Andrade | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho se consiste no desenvolvimento de pesquisa monográfica que tenha como tema o campo das Projeções Mapeadas em Festivais de Música Eletrônica Psytrance, as Raves. Explanando suas características e processos criativos, o trabalho visa facilitar a obtenção de informação acerca do tema, e também sua divulgação como arte, diante da escassez de material acadêmico especializado. Para embasamento teórico, analisaremos o assunto através do prisma da Fenomenologia da Percepção de Merleau Ponty. O conteúdo aborda diversos fatores inerentes ao campo da projeção mapeada na cena do Psytrance, no que se refere a seus conceitos técnicos, físicos e teóricos. Em sequência, o trabalho sintetiza conhecimentos e técnicas que envolvem uma projeção mapeada de palco numa Rave (Stage Mapping), explanando o processo através de explicações e imagens. O trabalho também apresenta uma demonstração desta síntese aos professores, através de um experimento: uma maquete de um palco em escala reduzida, idêntico a um palco de uma Rave. Consequentemente, almeja servir como canal de primeiro contato com o tema, para pessoas que tenham interesse na área, a fim de se entender o processo criativo e as estratégias, para alimentar o desenvolvimento de projetos artísticos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Comunicação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | ANASTASIOU, Alexis. Mappingfesto: Projection Mapping Manifesto. São Paulo: Visualfarm, 2017. BEIGUELMAN, Giselle. (re)Visão Urbana. In: ANASTASIOU, Alexis.Mappingfesto: Projection Mapping Manifesto. São Paulo: Visualfarm, 2017. CAVALCANTE, Maria Luisa. O caminho místico do Psytrance: uma Autoetnografia dos Festivais Trance à Luz do Xamanismo e Neoxamanismo. 2020. (Centro de Filosofia e Ciências Humanas) - Universidade Federal de Pernambuco, 2020. CONORAT, Luciano. Mapping: um upgrade na experiência Psicodélica.Trance.com.br, 2017. Disponível em: https://trance.com.br/blog/festivais/mapping-um-upgrade-na-experencia-psicodelica. Acesso em: 13 mar. 2022. GARCIA, Rafael. VIDEO MAPPING: um estudo teórico e prático sobre projeção mapeada. 2014. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Social, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2014. INC, Epson. What is Projection Mapping? Using High- Lumens Projectors for Greater Audience Engagement. Long Beach, Califórnia. 2015. Disponível em: https://www.epson.com/whitepaper-projection-mapping. Acesso em: 10 mar. 2021. LOSA, V. M. A civilização do espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e nossa cultura. São Paulo: Objetiva, 2013. p. 22. GLOBAL Projection Mapping Projectors Market Research Report 2019. Pune, Índia: MARKETS, Fior, 2017. Disponivel em: https://www.databridgemarketresearch.com/reports/global-projection-mapping-market. Acesso em: 10 mar. 2021. MARTINS, M.D.J. VIDEO MAPPING: uma ferramenta para o design de comunicação. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2014. MERLEAU-PONTY, Maurice. L'Oeil et l'esprit. (O olho e o espírito). Trad. Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2014. MERLEAU-PONTY, Maurice. Phénoménologie de la Perception. (Fenomenologia da percepção). Trad. Carlos Alberto R. de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1996. MORAES, Wilson de. VIDEO MAPPING: inquietações para uma poética. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arte e Cultura Visual, Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. MOTA, Márcio. Video Mapping/Projeção Mapeada: espaços e imaginários deslocáveis. 2014. 165. (Instituto de Artes Departamento de Artes Visuais) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013. PEREIRA, Camila. Festivais de música eletrônica: um núcleo para o consumo de sensações e experiências, 2018. (Programa de Graduação em Administração) - PUC-Rio, 2018. PROJECTION Mapping - Whitepaper. Epson.com, 2016. Disponível em: https://epson.com/whitepaper-projection-mapping. Acesso em: 30 maio 2019. ROCHA, Paulo. Projeção Mapeada: entre as experiências sensoriais e a arte. 2016, pág. 9 . Título de mestrado (Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB. SIMÃO, E.; MAGALHÃES, S. A comunicação multimedia no neoritualismo das festas rave. Revista Rumores, Portugal, p. 127, 2011. SIMÕES, Gezi. Psicodelia visual - A arte de ser VJ. Trance.com.br, 2016. Disponível em: https://trance.com.br/blog/arte/psicodelia-visual-a-arte-de-ser-vj. Acesso em: 30 maio 2022. STAM, Robert. Film theory: an Introduction. (Introdução a Teoria do Cinema). Trad. Fernando Mascarello. Campinas: Papirus, 2003. TAVARES, João. A importância do Vídeo Projection Mapping no Marketing: Novas formas de comunicar com o mercado. 2013. 59. (Ciências Sociais e Humanas) – Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2013. TEIXEIRA, Isabelle. Psytrance: da origem ao que é hoje. ComunicaUem, 2019. Disponível em: http://www.dfe.uem.br/comunicauem/2019/10/11/psytrance-da-origem-ao-que-e-hoje/. Acesso em: 30 maio 2022. TRIGUEIRINHO, José. A consciência una é pura, diviniza a vida e tudo transforma. O TEMPO, 2014. Disponível em: https://www.otempo.com.br/opiniao/trigueirinho/a-consciencia-una-e-pura-diviniza-a-vi da-e-tudo-transforma-1.772229. Acesso em: 15 jun. 2022. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Cinema e Audiovisual | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CNQM29062022.pdf | 14,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
