Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTorres, Mateus Jácome Castelo Gomes-
dc.date.accessioned2022-07-29T15:19:46Z-
dc.date.available2022-07-11-
dc.date.available2022-07-29T15:19:46Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24078-
dc.description.abstractThis project gathers research on visual albums, music videos and their genres in order to support the conception and realization of the Cinema and Audiovisual course conclusion product called Recomeçar. Recomeçar will be a visual single-album composed of three videos, three versions of the same main track of their own authorship, each of the videos having an essential role in the identity formation of the artist, based on the genres of the music video. The report focuses on the technical expertise developed to make the course completion product. Seeking to understand the transition process of the musical experience from television, as in MTV, to the internet and its hybrid formats, as well as its unfolding and changes in functionality. Combining the generic aspects listed by Mozdzenski in O Ethos e o Pathos em videoclipes femininos: construindo identidades, encenando emoções (2012) and the visual album, hereby applied to a single, seeking a new way of experiencing music.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-07-29T15:19:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJCGT11072022.pdf: 2806722 bytes, checksum: d03dc339d2675b9f53b5f0e0a9e26075 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-29T15:19:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJCGT11072022.pdf: 2806722 bytes, checksum: d03dc339d2675b9f53b5f0e0a9e26075 (MD5) Previous issue date: 2022-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema e audiovisualpt_BR
dc.subjectRecomeçar - Audiovisualpt_BR
dc.subjectMTV - Músicapt_BR
dc.subjectVideoclipe - Gênerospt_BR
dc.title"I want my MTV" : relatório do projeto do single-álbum visual Recomeçar com base nos gêneros do videoclipept_BR
dc.title.alternative"I want my MTV" : report of the project of the visual single-album Restart based on the genres of the music videopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mascarenhas, Alan Mangabeira-
dc.description.resumoEste projeto reúne pesquisa sobre álbum visual, videoclipe e seus gêneros, a fim de fundamentar a concepção e realização do produto de conclusão de curso de Cinema e Audiovisual, projeto denominado Recomeçar. Recomeçar é um single-visual composto por três vídeos, sendo três versões da mesma faixa principal de autoria própria, tendo cada um dos vídeos o papel essencial na formação identitária do artista, baseando-se nos gêneros do videoclipe. O relatório foca na experiência técnica desenvolvida para confecção do produto de conclusão de curso. Buscando entender o processo de transição da experiência musical da televisão, como na MTV, para a internet e seus formatos híbridos, assim como seus desdobramentos e mudanças de funcionalidade. Para tanto, combinando os aspectos genéricos elencados por Mozdzenski em O Ethos e o Pathos em videoclipes femininos: construindo identidades, encenando emoções (2012) e o conceito de álbum visual, aqui aplicado num single, buscando uma nova forma de experienciar música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBARRETO, Rodrigo Ribeiro. A fabricação do ídolo pop: a análise textual de videoclipes e a construção da imagem de Madonna. 2005. 198 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005. BOTH, Andréia Regina; TREVISAN, Michele Kapp. Apropriações da Linguagem Videoclíptica no Cinema. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SU, 17. v. 1, p. 1-15., 2016, Santa Maria. Anais [..]. Curitiba: Intercom, 2016. Disponível em: http://www.portalintercom.org.br/anais/sul2016/resumos/R50-0491-1.pdf. Acesso em: 31 mar. 2020. CINQUEMANI, Sal. Madonna’s 9 Most Controversial Videos, From ‘Papa Don’t Preach’ to ‘God Control’. 2019. Disponível em: https://www.billboard.com/music/pop/madonna-most-controversial-videos-8517781/. Acesso em: 03 jun. 2022. COSTA, Mercyo Matias da. Produção do videoclipe Amorério. 2017. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Cinema e Audiovisual, Departamento de Comunicação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. 236p. FERNANDES, André. Beyoncé quebra recorde de vendas no iTunes, informa Apple. 2013. Disponível em: https://exame.abril.com.br/tecnologia/beyonce-quebra-recorde-de-vendas-no-itunes-i nforma-apple/. Acesso em: 26 mar. 2020. HARRISON, Cara. The visual album as a hybrid art-form: a case study of traditional, personal, and allusive narratives in Beyoncé. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Master Of Arts In Visual Culture, Department Of Arts And Cultural Sciences, Lund University, Lund, 2014. Disponível em: http://lup.lub.lu.se/luur/download?func=downloadFile&recordOId=4446946&fileOId=4449459. Acesso em: 26 mar. 2020. JANOTTI JÚNIOR, Jeder; SOARES, Thiago. O videoclipe como extensão da canção: apontamentos para análise. Revista Galáxia, n. 15, p. 91-108, jun. 2008. MEDIUM (org.). Álbum Visual. 2016. Disponível em:https://medium.com/tend%C3%AAncias-digitais/o-%C3%A1lbum-visual-8e24992e3b0e. Acesso em: 26 mar. 2020. MOZDZENSKI, Leonardo. A intertextualidade no videoclipe: uma abordagem discursiva e imagético-cognitiva. Contemporânea, Salvador, v. 7, n. 2, p.1-33, dez. 2009. MOZDZENSKI, Leonardo Pinheiro. O Ethos e o Pathos em videoclipes femininos: construindo identidades, encenando emoções. 2012. 356 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. cap. 1. MUANIS, F. A imagem-ritmo e o videoclipe no audiovisual. Galaxia (São Paulo, Online), n. 24, p. 64-76, dez. 2012. ROCHA, Gustavo Almeida. Kylie Jenner: o branding da influência. 2018. 87 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Universidade Ceuma, São Luís, 2018. SANTORO, Gary. Andy Warhol Eating a Hamburger. 2016. Disponível em: https://vertufineart.com/andy-warhol-eating-hamburger/. Acesso em: 3 jun. 2022. SILVA, Lúcio Flávio Gondim da; NOGUEIRA, Maria das Dores. Interdiscursividade e metadiscursividade no videoclipe Applause, de Lady Gaga. Entrepalavras, Fortaleza, v. 5, n. 1, p.31-46, jan/jun 2015. SILVEIRA, Mateus Pereira. Entenda a diferença entre álbum, EP, single, mixtape e álbum deluxe. 2022. Disponível em: https://www.letras.mus.br/blog/diferenca-entre-album-ep-e-single/. Acesso em: 3 jun. 2022. SOARES, Thiago. A construção imagética dos videoclipes: canção, gêneros e performance na análise de audiovisuais da cultura midiática. 2009. 302 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. SOARES, Thiago. A Estética do Videoclipe. João Pessoa: UFPB, 2013. 306 p. SWIFT, Taylor. Para Taylor Swift, o futuro da música é uma Love Story. 2014. Traduzida por Aline Cadeo. Disponível em: https://taylorswift.com.br/taylor-swift-escreve-artigo-no-wall-street-journal-sobre-o-fut uro-da-industria-musical/. Acesso em: 31 mar. 2020. ZANETTI, Daniela; BELO, Rafaela. Da TV para Web 2.0: os novos usos do videoclipe. Contemporânea, Comunicação e Cultura, Bahia, v. 10, n. 3, p.777-793, set/dez. 2012.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Cinema e Audiovisual

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MJCGT11072022.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons