Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Esdras Sarmento-
dc.date.accessioned2022-07-29T15:54:37Z-
dc.date.available2022-03-18-
dc.date.available2022-07-29T15:54:37Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24079-
dc.description.abstractThis monographic research presents the process of experimentation that gave rise to Arbitrary Performance: a self-enchantment. With the objective of exposing and analyzing the creation of a final performance of the Degree in Music – Interpretive Practices (qualification in Popular Song) at the Federal University of Paraíba, through the methodological perspective of autoethnography and Experimentation Diaries, this research transits through different dramaturgical texts, regional sonorities, rescue of memories and cultural roots, in the interpretation and corporeality of the singerperformer, investigating the creative transit between the writing of oneself and the writing of the scene. In the chapters that follow, the reflective records, written and analyzed throughout the conception and practical implementation of this experiment, the theoretical aspects that supported the elaboration of this artistic work, as well as the reflection on the importance of self-enchantment (or the first need for self- enchantment) and the possibility of using this methodology in Music Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-07-29T15:54:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESF18032022.pdf: 2663039 bytes, checksum: 52e5ef4e71eb84a3bcbd4fe17350968c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-29T15:54:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESF18032022.pdf: 2663039 bytes, checksum: 52e5ef4e71eb84a3bcbd4fe17350968c (MD5) Previous issue date: 2021-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica - Ensinopt_BR
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectMúsica e memóriapt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.titlePerformance arbitrária: um auto en-cantamento.pt_BR
dc.title.alternativeArbitrary performance: a self-humming.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maria Eleonora Montenegro de-
dc.description.resumoEsta monografia apresenta o processo de experimentação que deu origem à Performance Arbitrária: um auto en-cantamento. Com o objetivo de expor e analisar a criação de uma performance final do curso de Licenciatura em música – Práticas interpretativas (habilitação em Canto popular) da Universidade Federal da Paraíba, por meio da perspectiva metodológica da autoetnografia e dos Diários de bordo, esta pesquisa transita por diferentes textos dramatúrgicos, sonoridades regionais, resgate de memórias e raízes culturais, na interpretação e corporeidade do cantante-atuante, investigando o trânsito criativo entre a escrita de si e a escrita da cena. Nos capítulos que seguem, os registros reflexivos, escritos e analisados ao longo da concepção e realização prática deste experimento, os aspectos teóricos que fundamentaram a elaboração deste fazer artístico, bem como a reflexão da importância do auto en-canto (ou a necessidade primeiramente de auto-encantamento) e a possibilidade da utilização dessa metodologia na Educação Musical.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesAGUILAR, G.M.M. Princípios para o treinamento vocal do ator: vozes que chamam, perguntam e dialogam. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008. BERTAZZO, Ivaldo. Corpo Vivo: reeducação do movimento. São Paulo: SESC- SP, 2010. CAMPOS, Lindoaldo. ABC da poesia: InspirARTividades com palavras. Natal, RN: Sebo vermelho, 2010. CAVALCANTI, Carlos Severiano. Sertanidade. Recife: Autor, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996. ___________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena (Programa de pós graduação em Artes Cênicas – Instituto de Artes, UFRS), ISSN 1519-275X, nº 7, págs. 77-88, 2009. LENKERSDORF, Carlos. Filosofar en clave tojolabal. México: Miguel Ángel Porrúa, 2005. LEONARDELLI, Patrícia. A memória como recriação do vivido aplicada às artes performativas. Revista Sala Preta - USP, 9, págs. 191-201, 2009. MONTENEGRO, Eleonora. A Alma das Palavras. In: MACIEL D., ANDRADE, V. (org.). Dramaturgia Fora da Estante. João Pessoa: Ideia, 2007. p. 303-324. ISBN:9788575393314. ___________. Pra fazer de Conta: textos teatrais para todas as idades. João Pessoa: Gráfica Moura Ramos, 2020. ISBN: 978-65-81643-00-3. OLIVEIRA, Luana Menezes de. Corpo-diário: da escrita de si à escrita da cena. Dissertação Mestrado em Artes Cênicas, Natal, UFRN, 2015. RIBEIRO, F. H. G. Paradigmas teóricos sobre a performance musical na cultura popular. Revista Música Hodie, Goiânia, v.18 , n.2, 2018, p. 270-285. SARMENTO, Esdras. Me conta que eu faço de conta: relatório de produção musical. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, 2013. ___________. Cantata pra Alagamar: do conflito à produção musical. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2017. ___________. Canções do arbítrio: (re)significações culturais e musicais no Auto de Maria Mestra. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2021. SCHECHNER, Richard. “O que é performance?”, em Performance studies: an introduccion, second edition. New York & London: Routledge, 2006, p. 28-51. SILVA, Valéria Carvalho. Os saberes da corporeidade: um caminho para reencantar a Educação musical. Ictus 07. Disponível em: https://bit.ly/3CymT3V. Acesso: 19 nov. 2021.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESF18032022.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons