Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24111Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Maciel, Karine Santos Barbosa | - |
| dc.date.accessioned | 2022-08-01T12:14:14Z | - |
| dc.date.available | 2022-07-27 | - |
| dc.date.available | 2022-08-01T12:14:14Z | - |
| dc.date.issued | 2022-06-24 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24111 | - |
| dc.description.abstract | This work sought a way to make the teaching of geometry in the classroom more enjoyable with pedagogical resources, using as main material the folding techniques known as Origami. It aimed to show the efficiency of the use of Origami as a pedagogical resource applied to the geometry content of elementary school. We based our work on the ideas of the authors Almeida (2000), Lorenzato (1995), Leroy (2010), Rego (2003), Sheng et al (2006) and Genova (2008), on the teaching of geometry in the classroom. class seeking to show that Origami can be a pedagogical tool that contributes to the teaching and learning of students in the contents of geometry. In order to carry out this research, a methodological proposal was developed to create an activity using folding, as an alternative to working on Geometry subjects for the 8th grade class of elementary school, considering a different approach from the traditional one, since they propose to study concepts and plane geometry elements. Therefore, this study demonstrated how much interaction the students had through folding techniques and the teaching of geometry, provoking interest in origami. We believe that the playfulness of the use of Origami combined with the teaching of geometry contributed positively to enrich the learning process, in which the participation and creativity of the students were paramount in the application of the activity. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-08-01T12:14:14Z No. of bitstreams: 1 KSBM27072022.pdf: 8462106 bytes, checksum: 088f5d5ad5272bd1be6e45037b0721b2 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-01T12:14:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KSBM27072022.pdf: 8462106 bytes, checksum: 088f5d5ad5272bd1be6e45037b0721b2 (MD5) Previous issue date: 2022-06-24 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Origami | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
| dc.subject | Geometria | pt_BR |
| dc.title | Ensino de geometria: o uso do origami nas aulas do 8° ano do fundamental | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Arancibia, Jacqueline Fabiola Rojas | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho buscou uma forma de tornar o ensino de geometria na sala de aula mais prazerosa com recursos pedagógicos, utilizando como material principal as técnicas de dobraduras conhecida como Origami. Teve como objetivo mostrar a eficiência da utilização do Origami como recurso pedagógico aplicado aos conteúdos de geometria do ensino fundamental. Fundamentamos o nosso trabalho com base nas ideias dos autores Almeida (2000), Lorenzato (1995), Leroy (2010), Rego (2003), Sheng et al (2006) e Genova (2008), sobre o ensino da geometria na sala de aula buscando mostrar que o Origami pode ser um instrumento pedagógico que contribua para o ensino e aprendizagem dos alunos nos conteúdos da geometria. Para a realização desta pesquisa foi desenvolvida uma proposta metodológica de uma criação de atividade utilizando as dobraduras, como alternativa de trabalhar assuntos de Geometria para a turma de 8°ano do ensino fundamental considerando uma abordagem diferente da tradicional, uma vez que propõem estudar conceitos e elementos da geometria plana. Sendo assim, este estudo demonstrou o quanto à interação dos alunos tiveram por meio das técnicas de dobraduras e o ensino da geometria, provocando o interesse pelo o Origami. Acreditamos que a ludicidade do uso do Origami aliado com o ensino da geometria contribuiu positivamente para enriquecer o aprendizado, em que a participação e a criatividade dos alunos foram primordiais na aplicação da atividade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KSBM27072022.pdf | 8,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
