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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24113
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Conan Mendes da-
dc.date.accessioned2022-08-01T12:41:46Z-
dc.date.available2022-03-22-
dc.date.available2022-08-01T12:41:46Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24113-
dc.description.abstractThe present work aims to report and think alternatives for the use of Braille musicography, using popular music ciphers to teach string instruments to beginner students with visual impairment at the Instituto dos Cegos da Paraíba. Starting from the need to use theoretical musical material in Braille that would allow beginner students to have the autonomy to study music in their own homes. In this way, I approach the articulation between social inclusion and Braille musicography. As a research methodology, I prepared Braille ciphered music for four Ukulele classes, where I investigated if the use of Braille ciphered lyrics would contribute to the teaching and learning process of the students. As the Braille Musicography is still a little explored field in the specialized schools of musical education in Brazil, this work seeks to approach possibilities to supply this demand.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-08-01T12:41:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CMS22032022.pdf: 1676785 bytes, checksum: 621db7d0ca114117bcb202bc49df2098 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-01T12:41:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CMS22032022.pdf: 1676785 bytes, checksum: 621db7d0ca114117bcb202bc49df2098 (MD5) Previous issue date: 2021-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica - Ensinopt_BR
dc.subjectMusicografia braillept_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleA musicografia braile e o seu aprendizado: utilização de cifras de música em braile para o aprendizado de alunos cegos iniciantespt_BR
dc.title.alternativeBraille musicography and its learning: use of Braille music ciphers for the learning of beginning blind studentspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mestrinel, Francisco de Assis Santana-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo relatar e pensar alternativas para o uso da musicografia Braille, utilizando cifras de música popular no ensino de instrumentos de cordas dedilhadas para alunos iniciantes com deficiência visual do Instituto dos Cegos da Paraíba. Partindo da necessidade de uso de material teórico musical em Braille que possibilitasse aos alunos iniciantes, ter autonomia para estudar música em sua própria casa. Desta maneira abordo a articulação entre inclusão social e a musicografia Braille. Como metodologia de pesquisa, elaborei músicas cifradas em Braille para quatro aulas de Ukulele, onde investiguei se a utilização da letra cifrada em Braille contribuiria no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Como a Musicografia Braille ainda é um campo pouco explorado nas escolas especializadas de ensino musical no Brasil, o trabalho busca abordar possibilidades para suprir essa demanda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
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dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

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