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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24121Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Bittencourt, Rodrigo de Morais | - |
| dc.date.accessioned | 2022-08-01T16:02:38Z | - |
| dc.date.available | 2022-07-01 | - |
| dc.date.available | 2022-08-01T16:02:38Z | - |
| dc.date.issued | 2022-05-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24121 | - |
| dc.description.abstract | The Theory of Musical Contour has increasingly been applied in Brazil and has also been known as an important tool for musical analysis and composition. In this paper, the application of the theory on the compositional process went through as a guideline for musical cohesion and coherence. Its concepts and premises had a role in guiding the composition of a piece for flute, clarinet, cello, basson and percussion, entitled Em Forma de Feitiço. This piece presents musical material generated from melodic and duration contours extracted from two well known songs that represent this rythm in the way we know it nowadays. Starting from such contours from popular music, it was possible, through operations based on the Theory of Musical Contour, to generate melodic elements for the composition, as well as vertical resultants, respecting the voice leading guided by the contours chosen. It was possible to observe, during the development of this paper, various possibilities that the Theory of Musical Contour can provide to a compositional process, knowing, however, that there is still much to be explored. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-08-01T16:02:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMB01072022.pdf: 2274263 bytes, checksum: 32eaeba1d15b2c3f137e412b6d2a6286 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-01T16:02:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMB01072022.pdf: 2274263 bytes, checksum: 32eaeba1d15b2c3f137e412b6d2a6286 (MD5) Previous issue date: 2022-05-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação musical | pt_BR |
| dc.subject | Teoria dos contornos | pt_BR |
| dc.subject | Samba (1930) - Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Composição musical | pt_BR |
| dc.subject | Coerência musical | pt_BR |
| dc.title | Teoria dos contornos aplicada: composição da peça "Em forma de feitiço" a partir do samba urbano carioca dos anos 1930 | pt_BR |
| dc.title.alternative | Theory of applied contours: composition of the play "In the form of a spell" from the urban samba of Rio de Janeiro in the 1930s | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Alves, José Orlando | - |
| dc.description.resumo | A Teoria dos Contornos vem sendo aplicada cada vez mais no Brasil e tem se mostrado uma importante ferramenta de análise e composição. Neste trabalho, a aplicação da teoria no processo composicional funcionou como diretriz de coesão e coerência musical. Seus conceitos e premissas serviram para balizar a composição de uma peça para flauta, clarinete, violoncelo, fagote e percussão, intitulada Em Forma de Feitiço. Esta peça apresenta materiais gerados a partir de contornos melódicos e de duração extraídos de dois sambas característicos de tal ritmo, assim como popularmente se o conhece nos dias de hoje. Partindo de tais contornos da música popular, foi possível, por meio das operações baseadas na Teoria dos Contornos, gerar materiais melódicos para a composição, bem como gerar resultantes verticais, respeitando a condução de vozes ensejada pelos contornos. Pôde-se perceber, no desenvolvimento do trabalho, as inúmeras possibilidades que a Teoria dos Contornos pode fornecer a um processo composicional, das quais ainda há muito a se explorar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | ALVES, José Orlando. Processo coletivo de composição da obra Cantata Bruta, com ênfase em aspectos estruturais do quadro Fernanda: considerações preliminares. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 22. João Pessoa, 2012. p. 1-8. Disponível em http://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2012/Anais_ANPPOM_2012.pdf. Acesso em: 15 out 2021. FEITIÇO DA VILA. Noel Rosa e Vadico (compositores). Noel Rosa e Orlando Silva (intérpretes). Rio de Janeiro, 1950. LP: Feitiço da Vila. FRIEDMANN, Michael L. A Methodology for the Discussion of Contour: its Application to Schoenberg’s Music. Journal of Music Theory 29 (2): p. 223-248. 1985. Disponível em https://www.jstor.org/stable/843614. Acesso em: 22 out 2021. LIMA, Flávio, ALVES, José Orlando. Teoria dos Contornos e a abordagem paramétrica do frevo de rua: planejamentos e realizações musicais. Revista Musica Theorica. v. 3. n. 2. p. 135-158. jul/dez. 2018. Disponível em: https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/article/view/86. Acesso em: 03 set. 2021. MARVIN, Elizabeth West. 1988. A generalized theory of musical contour: its application to melodic and rhythmic analysis of non-tonal music and its perceptual and pedagogical implications. 123 p. Tese de Doutorado em Filosofia, University of Rochester, Rochester, NY, USA, 1988. Disponível em: https://urresearch.rochester.edu/institutionalPublicationPublicView.action?institutionalItemId=31804. Acesso em: 13 set. 2021. MOURA, Eli-Eri. Linguagem da Música Contemporânea de Concerto em Contexto. Programa Cultura e Pensamento, 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/36362290/LINGUAGEM_DA_M%C3%9ASICA_CONTEMPOR%C3%82NEA_DE_CONCERTO_EM_CONTEXTO. Acesso em: 02 nov. 2021. MORRIS, Robert Daniel. Chapter Two. In: MORRIS, Robert Daniel. Composition with Pitch-Classes: A Theory of Compositional Design. Yale University Press, 1987. Capítulo 2: p. 23-58. MORRIS, Robert Daniel. New Directions in the Theory and Analysis of Musical Contour. Music Theory Spectrum XV, p. 205-228. 1993. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/745814. Acesso em: 20 set. 2021. PITOMBEIRA, Liduíno. Modelagem sistêmica do Ponteio Nº 2 de Camargo Guarnieri segundo a teoria dos contornos. Revista Brasileira de Música. v. 28, n.2, p. 331-348. jul/dez. 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/article/view/29179. Acesso em: 01 maio 2022. SAMPAIO, Marcos. A Teoria das Relações de Contornos Musicais: inconsistências, soluções e ferramentas. 211 p. Tese de Doutorado em Música, Universidade Federal da Bahia. Salvador - BA, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10555. Acesso em: 7 out. 2021. SAMPAIO, Marcos. A Teoria das Relações de Contornos no Brasil. 14 p. Relatório do Grupo de Pesquisa Genos. Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, Salvador – BA. Disponível em: https://marcos.sampaio.me/publication/sampaio-2017-teoria/. Acesso em: 16 out 2021. SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Zahar, 2001. 247 p. SE VOCÊ JURAR. Ismael Silva e Nilton Bastos (compositores). Ismael Silva (intérprete). Rio de Janeiro: Gravadora Sinter, 1955. LP: O Samba na Voz do Sambista. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Música (Bacharelado) | |
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|---|---|---|---|---|
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