Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24122
Tipo: TCC
Título: Fotografia como instrumento para a construção da paz: uma análise do uso da fotografia de paz pela agência local em comunidades pós-conflitos
Autor(es): Grego, Andreza Pinheiro.
Primeiro Orientador: Ferreira, Marcos Alan Shaikhzadeh Vahdat.
Segundo Orientador: Caetano, Gabriel Fernandes.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo entender a relação entre metodologias fotográficas com estratégias de construção de paz, assim como os benefícios que essa conexão pode trazer para contextos de profunda divisão e traumas deixados em comunidades pós-conflito. Os insights que as fontes estéticas trouxeram para a análise das Relações Internacionais expõem a importância das subjetividades para a verdadeira compreensão da política e da sociedade. Representações e interpretações artísticas e visuais, como fotografias, ganham espaço nesse cenário, tendo o poder de ultrapassar várias barreiras impostas pela fala, idiomas ou educação. Entretanto, enquanto há abundância de representações de violência, conflitos e guerra, mesmo em cenários em que o conflito violento já foi solucionado, a conexão entre fotografias e a paz é pouco abordada. Assim, esse trabalho se debruça sobre as abordagens estéticas, a cultura visual e os Estudos para a Paz. Por meio de uma pesquisa exploratória realizada com a metodologia de revisão sistemática de literatura, busca-se abordar de quais formas a fotografia pode ser utilizada para construir a paz em cenários pós-conflitos, em especial se utilizada pela população local como forma de expressão e potenciador de mudanças. Para isso, o trabalho contou com a análise de estudos de caso já existentes, realizados no Quênia, Filipinas, Guatemala, Austrália e Colômbia, de modo que pudesse apresentar maiores resultados da prática de peace photography.
Abstract: This paper aims to understand the relationship amidst photographic methodology and peacebuilding strategies and the benefits this connection might bring in contexts of deep division and traumas built in post-conflict communities. The insights aesthetics sources have brought to International Relations' analysis expose the magnitude subjectiveness has on determining the upright understanding of politics and society. Artistic and visual portrayal and interpretations, such as photographs, have scaled throughout the years, gaining the power to break several barriers imposed by language, speech or education. Nonetheless, while there are big quantities of violence, conflict and war representations, even in scenarios where conflict is already solved, the connection between photography and peace is poorly thought of. Thus, this work focuses on aesthetic approaches, visual culture and Peace Studies. Through an exploratory research carried out with the methodology of systematic literature review, visiting paths to approach photography as a tool to build peace in post-conflict scenarios, especially used by the local population as a form of expression and a catalyst for change. For this, the work relied on the analysis of existing case studies, carried out in Kenya, Philippines, Guatemala, Australia and Colombia, so that it could present greater results of the practice of peace photography.
Palavras-chave: Metodologias fotográficas
Fotografia participativa
Fotografia de paz
Estratégias de construção de paz
Estudos para a paz
Comunidades pós-conflito
Cenários pós-conflito
Peace photography
Relações Internacionais
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24122
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APG01082022.pdf855,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons