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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24132
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Kamillo Kaio Pereira-
dc.date.accessioned2022-08-02T15:53:49Z-
dc.date.available2022-07-26-
dc.date.available2022-08-02T15:53:49Z-
dc.date.issued2022-07-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24132-
dc.description.abstractThis work consists of a research about the aspects present in the process of training drummers, which aims to understand the relationship between practiceand theory. In it, we adopted the use of narrative interviews, having collected data with six drummers, being two masters, two undergraduates and two who do not have academic training. The analysisinitially seeks to characterize the participants' training process, considering musical learning environments and practices. The results allowed us to understand that drummers develop their skills through various contexts and modes. Then, we seek to relate the personal experiences of the interviewees, trying to understand how each one started in music, what are the essential aspects for the drummer and the relationship they establish between practical and theoretical aspects. We conclude that theory can and should help drummers in their study and professional performance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-08-02T15:53:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KKPL26072022.pdf: 1150064 bytes, checksum: 812b46a087b6e734e7694f2641acbceb (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectBaterista - Formaçãopt_BR
dc.subjectBaterista - Atuação profissionalpt_BR
dc.titleCaminhos para formação musical do bateristapt_BR
dc.title.alternativePaths to the drummer's musical formationpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mestrinel, Francisco de Assis Santana-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma pesquisa a respeito dos aspectos presentes no processo de formação dos bateristas, buscando compreender as relações entre a prática e a teoria. A metodologia se apoiou em entrevistas com seis bateristas, sendo dois com titulação de mestre, dois graduandos e dois que não possuem formação acadêmica. A análise procura, inicialmente, caracterizar o processo de formação dos participantes, considerando os ambientes e práticas de aprendizagem musical. Os resultados indicam que os bateristas desenvolvem suas habilidades através de diversos contextos e modos. Buscamos, ainda, a inter-relação entre as experiências pessoais dos entrevistados, buscando compreender como cada um iniciou sua trajetória musical, quais os aspectos essenciais para o baterista, bem como a relação que eles estabelecem entre questões práticas e teóricas. Concluímos que a teoria pode e deve auxiliar o baterista, tanto no estudo, quanto na atuação profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
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dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
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