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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24150
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo, Bruna Gabrielli Damascena de-
dc.date.accessioned2022-08-03T12:25:45Z-
dc.date.available2024-06-21-
dc.date.available2022-08-03T12:25:45Z-
dc.date.issued2022-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24150-
dc.description.abstractSocial Skills (SS) can be defined as the set of social behaviors of an individual that favor a healthy relationship with others. And the school, with its social function focused on development, presents itself as a rich and possible environment to work on such skills. Considering the importance of HS for development in its most diverse aspects, as well as the damage generated by social isolation due to the pandemic caused by COVID-19, we sought to analyze the performance of the school psychologist about concerning the development of social skills of students, taking into account pre-pandemic and pandemic contexts. To meet this objective, 6 semi-structured interviews were carried out with professionals from a basic education school, being these teachers and school psychologists. The interview data were transcribed and analyzed using the IRAMUTEQ software, with the analysis of the Descending Hierarchical Classification (DHC). The analyzed corpus was divided into 2 subcorpus and 4 classes. Subcorpuses A and B addressed, respectively, the “Proposals and Obstacles related to the theme of social skills” and “Concept, practice and importance of social skills”. The results indicated that the performance of school psychology related to the theme occurred through guidelines and partnerships with the teacher, and projects aimed at classes and families, addressing the themes according to the demands of the school, mostly aimed at self-control and emotional expressiveness. . It was also noticed the need for the topic to be better addressed at school, aiming to strengthen these skills in the school environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2022-08-03T12:25:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) _.pdf: 637699 bytes, checksum: d7ce649fd387e393090a07cce00bd731 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHabilidades Sociaispt_BR
dc.subjectPsicólogo Escolarpt_BR
dc.titleHabilidades Sociais no Contexto Escolar: A Prática do Psicólogo Escolar no mundo pré-pandêmico e durante a pandemia.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barboza, Miriane da Silva Santos-
dc.description.resumoAs Habilidades Sociais (HS) podem ser definidas como o conjunto de comportamentos sociais de um indivíduo que favorecem um relacionamento saudável com os demais. A escola, com sua função social voltada para o desenvolvimento, apresenta-se como um ambiente rico e possível de se trabalhar tais habilidades. Considerando a importância das HS para o desenvolvimento em seus mais diversos aspectos, bem como os prejuízos gerados pelo isolamento social devido à pandemia causada pelo COVID-19, buscou-se aqui analisar a atuação do psicólogo escolar no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades sociais dos estudantes, levando em consideração os contextos pré-pandêmico e durante a pandemia. Visando atender tal objetivo foram realizadas 6 entrevistas semi-estruturadas com profissionais de uma escola de educação básica, sendo estes professores e psicólogas escolares. Os dados da entrevista foram transcritos e analisados através do software IRAMUTEQ, com a realização da análise da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). O corpus analisado subdividiu-se em 2 subcorpus e 4 classes. Os subcorpus A e B abordaram, respectivamente, as “Propostas e entraves relacionados ao tema de habilidades sociais” e “Conceito, prática e importância das habilidades sociais”. Os resultados sinalizaram que a atuação da psicologia escolar relacionada ao tema ocorria através de orientações e parcerias junto ao professor, e projetos voltados para turmas e familiares, abordando os temas de acordo com as demandas da escola, em sua maioria voltados para o autocontrole e expressividade emocional. Percebeu-se também a necessidade do tema ser melhor abordado na escola, visando o fortalecimento dessas habilidades no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
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