Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Maria de Fátima Machado-
dc.date.accessioned2017-09-25T12:43:28Z-
dc.date.available2017-02-22-
dc.date.available2017-09-25T12:43:28Z-
dc.date.issued2017-02-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2416-
dc.description.abstractMethodologies used by teacher in his class have to be constantly analyzed, observing the contributions of the same to the learning of students and an incentive to them to participate in the class in an active way, making it necessary to be more and more discussed and updated. Interpretive trails are one of the methods that have been gaining space in scientific works, showing their contributions to the construction of students' knowledge, in order to enable them to make contact with the object that is going to be studied, as well as a differentiated and pleasant class environment as it is the nature. The choice to remove the student from the classroom and take him to a natural environment is an efficient method that introduces and motivates him to participate in educational activities, seeking to reverse the deficiency in relation to the learning of previous years. This research objected to identify what contents of high school textbooks can be studied in interpretive trails, as well as to select and describe how these contents can be taught from practical classes in the Mata do Pau-Ferro Ecological Reserve located in the city of Areia-PB. The work was divided in the following steps: The observation of the Reserve, registering some examples that could be used during the explanations of some subjects; And the analysis of the contents of the textbooks of Amabis and Martho, that can be used on the trail, as they are from the first and second years of high school. The data obtained allowed us to conclude that the interpretative trail covers a diversity of contents and promotes a connection between the subjects. From the books reviewed, the second year was highlighted by working organisms.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by paulo silva (sitiojaq@bol.com.br) on 2017-09-25T12:43:28Z No. of bitstreams: 1 MFMG22022017.pdf: 1742566 bytes, checksum: cadaf7b5fed541f0dbe45e6fb69b4bd6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-25T12:43:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MFMG22022017.pdf: 1742566 bytes, checksum: cadaf7b5fed541f0dbe45e6fb69b4bd6 (MD5) Previous issue date: 2017-02-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAnálise de Livros - Livro do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectLivros Dídaticos - biologiapt_BR
dc.subjectMata Atlânticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleIDENTIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E SEU USO EM TRILHAS INTERPRETATIVASpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Mário Luiz Farias-
dc.description.resumoAs metodologias que o professor utiliza em sua aula tem que ser constantemente analisadas, observando as contribuições das mesmas para o rendimento dos alunos e o incentivo para participarem da aula de maneira ativa, fazendo necessário cada vez mais serem discutidas e atualizadas. As trilhas interpretativas são um dos métodos que vêm ganhando espaço nos trabalhos científicos, mostrando suas contribuições para a construção do conhecimento dos alunos, de maneira a lhes possibilitar um contato com o objeto a ser estudado, bem como um ambiente de aula diferenciado e prazeroso como a natureza. A escolha de retirar o aluno da sala de aula e leva-lo para um ambiente natural é um método eficiente, que introduz e motiva-o a participar das atividades educativas, buscando reverter a deficiência em relação a aprendizagem dos anos anteriores. O objetivo da pesquisa foi identificar quais conteúdos de livros didáticos do Ensino Médio podem ser estudados em trilhas interpretativas, bem como selecionar e descrever como esses conteúdos podem ser ensinados a partir de aulas na Reserva Ecológica Estadual da Mata do Pau-Ferro, localizada no município de Areia-PB. O trabalho foi dividido nas seguintes etapas: A observação da Reserva, registrando alguns exemplares que poderiam ser utilizados durante a explicações de alguns assuntos; e o levantamento dos conteúdos dos livros de Amabis e Martho, que podem ser trabalhados na trilha, sendo eles referentes ao primeiro e segundo anos do ensino médio. Os dados obtidos permitem concluir que a trilha interpretativa abrange uma diversidade de conteúdos e promove uma conexão entre os assuntos. Dos livros analisados o segundo ano se destacou por trabalhar os organismos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFMG22022017.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.