Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Magnun Bezerra de-
dc.date.accessioned2022-08-11T17:37:55Z-
dc.date.available2022-07-20-
dc.date.available2022-08-11T17:37:55Z-
dc.date.issued2022-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24219-
dc.description.abstractThis thesis seeks to explore the ways in which Significant Learning (SL) manifests itself in the use of active methodologies and Virtual Learning Environments (VLE), in the undergraduate program in tourism offered by the Federal University of Paraíba (UFPB), Brazil. Following a qualitative methodology of exploratory nature, the theoretical framework is anchored in the postulates formulated by American psychologist David Ausubel (1918-2008). At the same time, we conducted online, semi-structured interviews with faculty, and one focus group with students from the program in question. The information gathered was then analyzed, via content analysis, and it revealed that the principles of SL were not applied by professors exhaustively, neither were them identified in students’ perceptions of the learning processes of which they are part. Regarding the use of these active methodologies being facilitated by VLE, it was noticed that professors were more inclined toward developing interactionist teaching approaches, that is, in considering organic and environmental influencers in individuals’ formation. Finally, the data suggest that difficulties in teaching through VLE could be minimized if institutional training policies were more strongly applied.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-08-08T12:07:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MagnunBezerraDeSousa_Dissert.pdf: 984787 bytes, checksum: 5d4952a5c0010b8d9167decac8c429b4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-08-11T17:37:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MagnunBezerraDeSousa_Dissert.pdf: 984787 bytes, checksum: 5d4952a5c0010b8d9167decac8c429b4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-11T17:37:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MagnunBezerraDeSousa_Dissert.pdf: 984787 bytes, checksum: 5d4952a5c0010b8d9167decac8c429b4 (MD5) Previous issue date: 2022-07-13en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAVApt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectVLEpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.titleMetodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem no curso de Turismo da UFPB à luz da aprendizagem significativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0359890997459713pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2802320494726052pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação visa explorar as formas pelas quais a Aprendizagem Significativa (AS) se manifestou no uso de metodologias ativas e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), no bacharelado em turismo oferecido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. Seguindo caminhos qualitativos, sob uma ótica exploratória, possui sua fundamentação teórica ancorada nos postulados do psicólogo estadunidense David Ausubel (1918-2008). Paralelamente, nele foram realizadas entrevistas online, do tipo semiestruturadas com docentes e um grupo focal com três discentes, todos ligados ao referido curso. O conjunto destas informações foi trabalhado, via análise de conteúdo, e os resultados observados daí sugeriram que os princípios da AS não são utilizados de forma taxativa nem entre os professores, nem nas percepções dos alunos sobre os processos de aprendizagem dos quais fazem parte. Com relação ao uso destas metodologias ativas com o apoio dos AVA, percebeu-se que há uma maior inclinação, nas práticas docentes, para o desenvolvimento de propostas de ensino interacionistas, ou seja, que levem em consideração fatores ambientais e orgânicos como sendo influenciadores das formações individuais. Por fim, os dados também sugerem que a dificuldade de operacionalização docente destes ambientes virtuais poderia ser minimizada se políticas institucionais de capacitação fossem mais fortemente aplicadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MagnunBezerraDeSousa_Dissert.pdf961,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons